top of page

[ÁUDIO] Olho Vivo | 19/02/2026 - 66ª Festa em Honra a Nossa Senhora Consoladora será realizada no domingo, dia 22 de fevereiro, na comunidade do Chalé em Erebango

  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

Programação religiosa inicia na quinta-feira, dia 19, e inclui procissão, missa, almoço festivo, cavalgada e apresentações artísticas

A comunidade do Chalé, em Erebango, realiza no domingo, dia 22 de fevereiro, a 66ª Festa em Honra a Nossa Senhora Consoladora. A programação religiosa começa na quinta-feira, dia 19, com missa preparatória às 19h30, e segue até o domingo com celebração, procissão, almoço e atividades festivas.

Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, na quinta-feira, dia 19, a presidente da comunidade, Graziela Vanzo Moretto, afirmou que a celebração ocorre tradicionalmente no último domingo de fevereiro e reúne fiéis de diversas localidades da região. Segundo ela, a comunidade Nossa Senhora Consoladora foi criada em 1960, quando o padre Albino celebrou a primeira missa no local e, com os moradores, iniciou a construção da igreja. A atual estrutura em alvenaria foi construída em 1993. “A igreja de material foi construída em 1993 e, com certeza, foi fruto de uma promessa de devotos de Nossa Senhora Consoladora”, afirmou.

Em 1999, a comunidade construiu uma gruta ao lado da igreja. Atualmente, cerca de 40 famílias são associadas. Em 2006 e 2007, a comunidade passou a utilizar um ginásio de esportes construído em parceria com a Prefeitura de Erebango, espaço onde ocorre a programação festiva.

Programação religiosa

A missa preparatória desta quinta-feira reúne as comunidades Santo Antônio, São Sebastião, São Judas e Siqueira Campos, além da comunidade do Chalé. “Vai ser uma integração com todas as pastorais. Deixamos o convite para todas as pessoas que quiserem estar presentes”, disse a presidente.

No domingo, a programação inicia às 10h com procissão, caso as condições climáticas permitam, e com a realização da 18ª Cavalgada da Fé. A organização orienta que os cavaleiros apresentem comprovante de vacinação contra influenza, exame negativo de anemia infecciosa equina e Guia de Trânsito Animal (GTA). Uma médica veterinária estará no local para emitir a GTA de retorno.

Às 10h30 ocorre a missa com bênção da saúde e cerimônia de instituição da nova ministra da comunidade. A celebração será conduzida pelo padre Dirceu Dalla Rosa, com participação do diácono Copatti e das pastorais.

Almoço e vendas

Após a missa, será servido almoço festivo no ginásio da comunidade. O espeto de carne será vendido por R$ 110,00 no local. Também haverá venda de saladas, pães, cucas, bolos e cachorro-quente.

No sábado, dia 21, a comunidade fará a venda de espeto de leitão assado ao valor de R$ 60,00, exclusivamente sob encomenda, com retirada ao meio-dia. “Como não é uma grande quantidade, pedimos que as pessoas façam reserva para não deixar ninguém sem”, explicou Graziela.

As fichas para o almoço de domingo poderão ser adquiridas no próprio local.

Programação da tarde

Durante a tarde de domingo, a festa terá jogos de cinquilho, roleta, leilão, sorteio de rifa e outras atividades recreativas. Também estão previstas apresentações de invernadas artísticas do CTG Tropilha da Serra, de Estação, e do CTG Tropilha Crioula, de Getúlio Vargas.

A organização também convidou grupos da terceira idade da região para participar das atividades.

Colaboração da comunidade

Segundo a presidente, a realização da festa mobilizou voluntários, desde a limpeza do salão e da igreja até a arrecadação de doações para a estrutura do evento e para os brindes da rifa e do leilão. “Foram muitas pessoas envolvidas na preparação da festa”, afirmou.

Ela também agradeceu aos patrocinadores e colaboradores que contribuíram com materiais e brindes para o evento, além dos conselheiros e membros de gestões anteriores que seguem atuando na comunidade.


VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page