top of page

[ÁUDIO] Olho Vivo | 08/07/2026 - Lançamento do 16º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas acontece neste sábado, 11

  • há 16 horas
  • 3 min de leitura

Evento apresentará a programação de shows gratuitos que ocorrerão em setembro; Vitor Hugo Fernandez será o patrono

O lançamento oficial do 16º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas será realizado neste sábado (11 de julho), com um jantar-baile no CTG Getúlio Vargas. O evento, agendado para iniciar com a recepção do público a partir das 19h30, apresentará de forma oficial toda a programação de shows, atrações, cronograma e os detalhes do evento principal, que será realizado em setembro.

Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, nesta quarta-feira (8), o patrono desta edição, Vitor Hugo Fernandez, e David Zanoni, representando a administração municipal, destacaram as expectativas de casa cheia e detalharam o processo de organização para a festividade.

Durante o jantar-baile deste sábado, haverá a solenidade de transmissão de faixa do patrono da 15ª edição, Getúlio Guimarães, para o novo patrono de 2026, Vitor Hugo Fernandez. A animação do fandango após o jantar ficará por conta do grupo Tchê Fandango.

Venda de ingressos e comissão organizadora

Os ingressos para o jantar-baile ainda estão disponíveis. As fichas podem ser adquiridas diretamente com os representantes das 12 entidades e piquetes que integram o acampamento, bem como na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e na Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS).

A CDL e a ACCIAS integram ativamente a comissão organizadora do Acampamento Farroupilha, ao lado da Prefeitura Municipal (sob a liderança do prefeito Paulo Presoto e coordenação da Secretaria de Educação), da 19ª Região Tradicionalista e da Brigada Militar.

David Zanoni destacou, em entrevista, que essa cooperação multissetorial é o pilar que sustenta o sucesso e a grandiosidade do evento ao longo de suas 16 edições:

"Esta união do poder público municipal com a iniciativa privada e a sociedade civil organizada faz o acampamento acontecer de forma exemplar em Getúlio Vargas."

Zanoni ressaltou ainda a posição de destaque que o município ocupa no cenário tradicionalista gaúcho, graças ao empenho coletivo:

"Getúlio Vargas é uma das cidades que tem um dos melhores eventos tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Isso tem que ser frisado e não é algo porque nós estamos à frente, mas é porque nos orgulha, como cidadão getuliense, de fazer parte de um movimento tão grande, tão bem organizado quanto esse."

O Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas é reconhecido regionalmente por dispor de uma infraestrutura fixa que recebe manutenção ao longo de todo o ano. Em setembro, a entrada para as programações culturais e shows no local continuará sendo totalmente gratuita para a comunidade.

Perfil do Patrono

O novo patrono, Vitor Hugo Fernandez, possui um histórico de mais de 30 anos de atuação na patronagem e em diretoria do CTG Getúlio Vargas e do Piquete Tropilha Serrana.

Durante a entrevista, Fernandez relembrou a sua trajetória familiar profundamente ligada à lida campeira desde a infância:

"Na verdade a gente é tradicionalista desde criancinha, né?"

Sobre a escolha de seu nome para liderar os festejos deste ano, Fernandez expressou a sua satisfação com a indicação, que partiu de uma votação entre os próprios galpões:

"Quero agradecer a comissão que votou em mim me elegendo como patrono. Fiquei muito feliz de receber essa homenagem que é muito importante pela minha caminhada. Me senti valorizado."

Para o evento de lançamento deste sábado, o patrono estendeu um convite especial a todos os tradicionalistas da região:

"Eu convido toda a comunidade getuliense e das dos municípios vizinhos para vir participar de um fandango legal, um churrasco bem caprichado. E aproveitar para tirar a poeira das botas e ajeitar as pilchas [risos]."

VEJA TAMBÉM

bottom of page