top of page

[ÁUDIO] Olho Vivo | 06/11/2025 - Estação: Inscrições para rede municipal encerram em 19 de novembro

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 3 horas
  • 3 min de leitura

Rematrículas também seguem até a data; Secretária detalha ampliações em escolas e ações de segurança

Em entrevista ao programa Olho Vivo da Rádio Sideral nesta quinta-feira, 6 de novembro, a Secretária Municipal de Educação de Estação, Marcele Anversa Lima, detalhou os prazos para matrículas e inscrições da rede municipal para o ano letivo de 2026. O período para rematrículas de alunos atuais e inscrição de novos estudantes encerra no dia 19 de novembro. A efetivação das matrículas para os novos inscritos ocorrerá de 26 de novembro a 13 de dezembro.

A Secretária destacou a importância do cumprimento dos prazos para o planejamento da rede de ensino.

"Esse é um período crucial para projetarmos o próximo ano letivo. Conclamamos a população que procure a escola para que possamos organizar turmas e profissionais de modo assertivo, evitando surpresas em janeiro ou fevereiro", explicou.

Rematrículas

Os pais ou responsáveis por alunos que já frequentam a rede municipal devem procurar a escola onde o estudante está matriculado até 19 de novembro para confirmar a vaga. É necessário apresentar o atestado de comprovação da vacinação e aproveitar a oportunidade para atualização de dados cadastrais.

Novas inscrições

As inscrições para novos alunos, também até 19 de novembro, devem ser feitas na escola mais próxima da residência da família. Os documentos necessários neste primeiro momento são um atestado de residência (ou contrato de aluguel) e a certidão de nascimento da criança.

A Secretária reforça que a inscrição não garante a vaga na escola de preferência, mas sim o direito à vaga na rede. Caso a procura seja maior que o número de vagas em uma escola específica, serão seguidos critérios de prioridade.

"A inscrição não é por ordem de chegada, esse é o último recurso. Há preferência para crianças com solicitação judicial, com deficiência, pelo zoneamento e para irmãos que já frequentam a mesma escola", detalhou Marcele Anversa Lima.

Para 2026, a rede atenderá crianças de 0 a 3 anos nas escolas Anjinho da Guarda e Maria Nascimento Giacomazzi, e o pré-A (4 anos) nas três escolas de ensino fundamental. Além disso, serão ofertadas 20 vagas para atendimento ao meio-dia na Escola Anjinho da Guarda, mediante análise da necessidade das famílias.

Obras e quadro de professores

Para atender ao crescimento da demanda, duas escolas receberão obras de ampliação. Na Escola Aurélio Castelli, serão construídas duas novas salas de aula.

"Teremos uma grande ampliação na Escola Maria Nascimento Giacomazzi, com quatro novas salas e banheiros. A obra deveria estar em andamento, mas a empresa vencedora desistiu e tivemos que refazer a licitação", informou a Secretária.

Para completar o quadro de funcionários, um concurso público será realizado em 16 de novembro para vagas de professor, monitor escolar e professor substituto.

Ações de segurança e apoio psicossocial

A Secretária também detalhou as ações implementadas no município após a tragédia ocorrida em junho. Na área de segurança, o município conta agora com um efetivo permanente da Brigada Militar e uma Patrulha Escolar dedicada. Além disso, foi concluída a licitação para a contratação de um segurança fixo para cada uma das quatro escolas municipais, instalação de mais câmeras de monitoramento e botões de pânico.

Na área de apoio, a Secretaria de Educação contratou uma psicóloga e uma assistente social para atuar diretamente nas escolas, somando-se ao trabalho do Centro de Apoio e Aprendizagem (CAP) e a uma parceria com a Secretaria de Saúde (RAPS).

"Com a parceria do Governo do Estado, tivemos o retorno do efetivo da Brigada Militar ao município, algo que não ocorria há anos. Também contamos com a Patrulha Escolar dedicada", finalizou Marcele Anversa Lima.

ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page