top of page

[ÁUDIO] Olho Vivo | 05/11/2025 - Rematrículas em Getúlio Vargas exigem validação presencial até sexta (7)

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

Inscrições online para novos alunos abrem dia 10 de novembro, mas secretária alerta que vaga só é garantida com efetivação presencial em dezembro

Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, nesta quarta-feira (5), a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas, Luciane Spanhol Bordignon, detalhou o cronograma para o ano letivo de 2026. As rematrículas para alunos que já estudam na rede ocorrem até sexta-feira (7) e devem ser validadas presencialmente. Já as inscrições para novos alunos (creche, educação infantil e ensino fundamental) serão de 10 a 14 de novembro, via sistema online, mas a secretária alertou que a inscrição não garante a vaga, sendo necessária a efetivação presencial em dezembro.

Rematrículas exigem validação presencial

O processo de rematrícula para quem já é aluno da rede municipal acontece até sexta-feira (7), através do sistema Educar Web (getuliovargas.educarweb.net.br). Contudo, a secretária destacou a importância da presença dos pais na escola para finalizar o processo.

"Até sexta-feira estão acontecendo as rematrículas totalmente pelo sistema web", disse a secretária. "É interessante comparecer às escolas para assinar a rematrícula, dando o aval de que o filho continua na escola."

Inscrição online não garante a vaga

Para novos alunos, o período de inscrições será de 10 a 14 de novembro, também pelo sistema online. Os resultados da alocação serão divulgados em 28 de novembro. A secretária frisou que a inscrição é apenas a primeira etapa e não deve ser confundida com a matrícula efetiva.

"A inscrição não é a garantia de vaga", alertou. "A matrícula acontecerá de 1º a 5 de dezembro. São dois processos: a inscrição e a efetivação da matrícula."

Critérios, documentos e apoio

A seleção para novos alunos seguirá três critérios definidos por legislação e orientações de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas e o Ministério Público.

"O primeiro são crianças do grupo prioritário; o segundo critério diz respeito a possuir irmão matriculado na mesma unidade escolar; e o terceiro é o zoneamento", explicou a secretária.

Para a efetivação da matrícula em dezembro, será exigida a apresentação de documentos como certidão de nascimento, CPF da criança, cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada. Os pais que tiverem dificuldades com o processo online podem buscar auxílio nas secretarias das escolas, na Secretaria de Educação ou na Biblioteca Pública.

Vagas, transporte e segurança

Luciane Spanhol Bordignon garantiu que o município atende 100% da demanda obrigatória de pré-escola (4-5 anos) e mais de 90% na faixa de 0-3 anos, índice superior à meta nacional de 50%. "Getúlio Vargas está atendendo mais de 90% das crianças, embora seja opcional a matrícula", afirmou.

O cadastro para o transporte escolar iniciará em 8 de dezembro, no Setor de Transporte da Prefeitura.

Sobre a segurança, a secretária mencionou a ampliação do monitoramento, que já contava com 133 câmeras nas sete escolas municipais, além da manutenção dos vigilantes. "Já tínhamos 133 câmeras em sete escolas, o que é um número muito significativo, e agora ampliamos esse número. Temos a presença dos vigilantes em cada uma das sete escolas", concluiu.

ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page