[ÁUDIO] Olho Vivo | 03/09/2026 - Especialistas em saúde e tecnologia participam do Med Experience na UNIDEAU, em Getúlio Vargas
- há 6 minutos
- 3 min de leitura
Programação nos dias 10 e 11 de setembro terá debates sobre inteligência artificial, envelhecimento, oncologia preditiva, medicina regenerativa e formação profissional
Especialistas que atuam em pesquisa, saúde pública, tecnologia médica e formação profissional participarão, nos dias 10 e 11 de setembro, do Med Experience 2026, no Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), em Getúlio Vargas. A programação terá palestras, conversas e workshops sobre o uso da inteligência artificial na saúde, envelhecimento da população, oncologia preditiva, medicina regenerativa e mudanças na formação dos profissionais da área.
Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, nesta quinta-feira (3), o professor Marcos Paulo Dellani explicou que o encontro busca aproximar pesquisadores e especialistas dos profissionais que atendem diariamente nos municípios e hospitais da região.
“O evento permite que pessoas que estudam, pesquisam e influenciam políticas públicas escutem quem está na ponta, quem faz a saúde no nosso município e na nossa região”, afirmou. Segundo Dellani, as dificuldades encontradas no atendimento também deverão fazer parte das discussões. “Por que aquilo que as pesquisas mostram que funciona encontra tanta dificuldade para ser colocado em prática no dia a dia, com pacientes e munícipes que também necessitam dessas novas tecnologias?”, exemplificou.
Embora esteja ligado ao curso de Medicina da UNIDEAU, o evento não será restrito a médicos e estudantes. A programação também é dirigida a enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, dentistas, professores e outros profissionais da saúde. “O evento não é só para médicos. É para enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e dentistas. Todos estão convidados a conversar com esses profissionais”, disse Dellani.
Palestrantes
A relação de palestrantes reúne dez convidados:
Patrícia Morsch: fisioterapeuta e assessora regional da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para envelhecimento saudável. Sua atuação também aparece em publicações recentes da OPAS;
Emmanuel González-Bautista: médico, pesquisador em Toulouse, na França, e consultor da OPAS na área do envelhecimento saudável;
César Lenzi: doutor em Física e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);
Thiago Souza La Falce: médico que trabalha com projetos de inteligência artificial e tecnologia em saúde;
Mariana Zuliani: cofundadora da OncoAI e pesquisadora na área de inteligência artificial aplicada à oncologia. Sua trajetória na pesquisa e no ensino é apresentada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
Walker Jeveaux: diretor executivo da R-Crio Células-tronco;
Francisco Maciel Junior: neurorradiologista e diretor médico da R-Crio;
Érico Filev Maia: médico de família e comunidade, com atuação na atenção primária e na formação médica;
Fernando Teles de Arruda: cardiologista e especialista em gestão e educação médica;
Cláudio Santana: profissional com atuação em tecnologia, gestão e educação na saúde.
Programação
Quinta-feira (10): o credenciamento será realizado das 18h às 19h, seguido da abertura, às 19h. César Lenzi apresentará, a partir das 19h30, a palestra “Ciência, tecnologia e o futuro da saúde: estamos preparados para viver mais e melhor?”. A noite também terá uma conversa sobre envelhecimento da população com Patrícia Morsch, Emmanuel González-Bautista e Fernando Teles de Arruda;
Sexta-feira (11): as atividades começam às 8h e seguem durante a manhã e a tarde. Os debates abordarão tecnologias que já modificam o atendimento em saúde, uso de dados clínicos, genéticos e de imagem na oncologia, políticas para o envelhecimento saudável, criopreservação de células-tronco, formação profissional e o caminho percorrido pelas inovações até chegarem aos pacientes.
O cronograma completo, com os horários e locais de cada atividade, está disponível na página do evento.
Dellani informou que o formato permitirá o contato do público com profissionais de diferentes áreas e incluirá workshops e entrevistas em formato de podcast. “Várias áreas estarão conversando naquele momento”, resumiu.
Para o professor, a presença crescente da tecnologia no atendimento e na formação exige que os profissionais compreendam não apenas como utilizar as novas ferramentas, mas também como foram desenvolvidas e quais problemas podem ajudar a resolver. “Por que a inteligência artificial está tão presente e permanecerá cada vez mais integrada à saúde?”, questionou.

![[ÁUDIO] Olho Vivo | 03/09/2026 - Especialistas em saúde e tecnologia participam do Med Experience na UNIDEAU, em Getúlio Vargas](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_10cd0459a2874b45ab6914849d6ac9ee~mv2.webp/v1/fill/w_333,h_250,al_c,q_30,blur_30,enc_avif,quality_auto/1077ee_10cd0459a2874b45ab6914849d6ac9ee~mv2.webp)
![[ÁUDIO] Olho Vivo | 03/09/2026 - Especialistas em saúde e tecnologia participam do Med Experience na UNIDEAU, em Getúlio Vargas](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_10cd0459a2874b45ab6914849d6ac9ee~mv2.webp/v1/fill/w_273,h_205,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/1077ee_10cd0459a2874b45ab6914849d6ac9ee~mv2.webp)



