top of page

Ypiranga empata com o Confiança em Erechim e se mantém no meio da tabela na Série C

  • 29 de jun.
  • 3 min de leitura

Em partida marcada por chuva intensa e reclamações contra a arbitragem, Canarinho busca o empate por 1 a 1 após sofrer gol no primeiro tempo; árbitro precisou de escolta policial para deixar o gramado sob protestos

O Ypiranga empatou em 1 a 1 com o Confiança na noite deste domingo (28), no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. A equipe visitante abriu o placar na etapa inicial com o meia PK, enquanto o Canarinho buscou a igualdade no segundo tempo com o zagueiro Nicolas. O encerramento do confronto foi marcado por protestos veementes contra a arbitragem, exigindo a intervenção da Brigada Militar para escoltar o trio de árbitros até o vestiário.

Campo pesado e gol do Confiança

A chuva constante que atingiu Erechim acumulou água em alguns setores do gramado do Colosso da Lagoa. Embora o sistema de drenagem tenha permitido a realização da partida, as poças de água e o terreno escorregadio limitaram a velocidade de circulação da bola e forçaram ambas as equipes a apostar em ligações diretas e disputas físicas.

O Confiança, sob comando técnico de Thiago Gomes, estruturou-se para explorar os erros de saída do Ypiranga. Aos 10 minutos, o atacante PK finalizou livre por cima do gol, após falha na marcação local. O Ypiranga respondeu aos 12, em finalização de Marcelinho desviada pela defesa sergipana.

A estratégia dos visitantes consolidou-se aos 16 minutos. PK recebeu passe na intermediária, progrediu com a posse e arrematou de três dedos no ângulo direito do goleiro Gabriel, abrindo o placar para o time sergipano.

Atrás no placar, a equipe de Gabardo Júnior adiantou suas linhas para pressionar. Aos 26 minutos, Danielzinho arrematou com força de média distância, exigindo defesa do goleiro Rafael Pascoal. Pouco depois, Nicolas cabeceou com perigo após cobrança de escanteio. A oportunidade mais clara do Ypiranga no primeiro tempo ocorreu aos 35 minutos, quando Estêvão chutou de primeira da entrada da área e a bola atingiu o travessão após desvio defensivo.

Pressão do Ypiranga e gol de empate

No segundo tempo, o Ypiranga aumentou a intensidade ofensiva. Logo aos 5 minutos, o Confiança perdeu o lateral-direito Iago, que se lesionou ao escorregar no gramado molhado e teve de ser substituído por lesão muscular.

A insistência dos donos da casa resultou em gol aos 8 minutos. Após cobrança de escanteio e disputa na pequena área, o zagueiro Nicolas aproveitou a sobra de bola para finalizar de pé direito e igualar o placar no Colosso da Lagoa.

O gol manteve o Ypiranga no campo ofensivo. No minuto seguinte ao empate, em transição rápida, Danielzinho finalizou rasteiro para nova intervenção defensiva de Rafael Pascoal. Com o passar do tempo, o Confiança recuou suas linhas e utilizou paralisações médicas para diminuir o ritmo do jogo, gerando reclamações por parte da comissão técnica erechinense.

Aos 41 minutos, o Ypiranga teve a chance de virar o placar. Pedro Lucas arriscou chute de fora da área direcionado ao ângulo, mas Rafael Pascoal realizou uma defesa difícil, espalmando para escanteio e assegurando o empate.

Críticas à arbitragem e protestos pós-jogo

Após o apito final, os ânimos se exaltaram na zona de acesso aos vestiários. Jogadores e diretores do Ypiranga protestaram formalmente contra a atuação do árbitro principal, alegando a não marcação de duas penalidades a favor do clube de Erechim na etapa complementar. Diante do tumulto e das vaias do público presente, a Brigada Militar foi acionada para garantir a segurança física e escoltar o trio de arbitragem para fora do campo de jogo.

Pelo lado do Confiança, o técnico Thiago Gomes também manifestou insatisfação na entrevista coletiva, apontando irregularidade no gol de empate do Ypiranga.

"O goleiro [Rafael Pascoal] sai para socar a bola e o jogador do Ypiranga não disputa a jogada, vai apenas no corpo dele. Foi uma falta muito clara. Faltou personalidade ao árbitro para marcar", declarou o treinador.

Situação na tabela e próximos compromissos

Com o empate em 1 a 1, o Ypiranga somou 15 pontos e manteve a 13ª posição na Série C, distanciando-se temporariamente da zona de classificação (G-8).

O Ypiranga volta a campo no próximo domingo, 5 de julho, às 11h, para enfrentar o Paysandu, novamente no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.

Foto: Pablo Nunes / YFC
Foto: Pablo Nunes / YFC

VEJA TAMBÉM

bottom of page