XII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho será realizado em Getúlio Vargas no dia 25 de abril
- Andrei Nardi
- 16 de abr.
- 2 min de leitura
Programação inclui palestras técnicas sobre clima, mercado e produtividade para as culturas de trigo e milho
O XII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho 2025 será realizado na quinta-feira (25/04), no Centro Comunitário Centenário, com início às 7h30. Com o tema “A informação que fortalece o agro”, o evento reunirá produtores, técnicos, estudantes e lideranças do setor para uma manhã de palestras, análises e debates sobre as principais culturas de grãos do Sul do Brasil.
Clima, produtividade e mercado em pauta
A solenidade de abertura está marcada para as 8h. Logo após, às 8h15, a meteorologista Estael Sias apresenta a projeção climática para 2025, com foco nos possíveis riscos que o Rio Grande do Sul poderá enfrentar.
Às 9h, o engenheiro agrônomo Elmar Luiz Floss falará sobre ecofisiologia e nutrição do milho, com estratégias voltadas à obtenção de altos rendimentos. Em seguida, às 10h, o economista Ruy Augusto da Silveira Neto trará uma análise atualizada do mercado de milho e trigo, destacando tendências e oportunidades.
Painel técnico discute cenário do trigo
Encerrando a programação técnica, às 11h será realizado o painel “Desafios e oportunidades no cenário atual e futuro do trigo”, mediado por Alencar Paulo Rugeri, da Embrapa Trigo. Participam como painelistas:
Giovani Faé, da Emater-RS/Ascar
Milton Sfreddo, da Be8
Tiago De Paoli, da Biotrigo
O evento será encerrado com almoço, servido no próprio local.
Realização e patrocínios
O fórum é promovido pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura de Getúlio Vargas, Emater/RS-Ascar, Aeamau (Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai), Centro Universitário Ideau (Unideau) e Accias (Associação Comercial, Cultural, Industrial e de Agropecuária de Getúlio Vargas).
Conta com o Sicredi como Patrocinador Diamante, Senar e Bayer como patrocinadores Prata, além do apoio das empresas Cotrijal, Adubos Coxilha, Pioneer, Brevant Sementes, Banco do Brasil e Be8, na categoria Bronze.
Relevância das culturas para o agro gaúcho
O trigo e o milho são culturas estratégicas para a agricultura gaúcha, especialmente no cultivo de inverno. Além de promoverem a rotação de culturas e a cobertura do solo, contribuem para a sustentabilidade das cadeias produtivas da suinocultura e avicultura.
Com foco em qualificação técnica e fortalecimento da produção, o fórum busca ampliar o debate sobre os desafios e perspectivas do setor, conectando conhecimento e práticas para o desenvolvimento do agronegócio regional.
