top of page

Vacinação infantil contra poliomielite terá apenas doses injetáveis

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 4 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Nova estratégia busca maior eficácia e alinhamento com práticas internacionais de vacinação

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (4) a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) por uma dose da vacina inativada (VIP), aplicada de forma injetável. A mudança visa alinhar o esquema vacinal brasileiro às práticas de países como os Estados Unidos e diversas nações europeias.

Nova estrutura de vacinação

O esquema atualizado inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, com uma dose de reforço aos 15 meses. O Ministério já enviou instruções aos estados para que os municípios estejam prontos para adotar as novas diretrizes.

Recolhimento de vacinas e disponibilidade

As doses da vacina oral que permanecem lacradas em estoque deverão ser recolhidas pelo Ministério da Saúde até 31 de novembro. A partir desta data, apenas as doses da vacina injetável estarão disponíveis nas salas de vacinação.

Zé Gotinha permanece

Mesmo com a troca do tipo de vacina, o personagem Zé Gotinha continuará como símbolo da campanha de vacinação. “O Zé Gotinha é um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante na educação e no combate às notícias falsas. Ele seguirá firme nas ações de conscientização”, afirmou Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).


VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page