top of page

Uso racional de medicamentos é incentivado em Ipiranga do Sul

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 28 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Com o objetivo analisar o conhecimento prévio de estudantes e conscientizar para o uso racional de medicamentos, foi desenvolvido um trabalho de pesquisa sobre o uso racional de medicamentos com os estudantes da Escola Municipal Dom João Becker. A ação foi realizada em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) e a escola e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Sul


A iniciativa partiu da farmacêutica Alexandra Nava Brezolin, responsável pela assistência farmacêutica do município de Ipiranga do Sul, que nesta semana apresentou os resultados da pesquisa no 1° Congresso Estadual sobre Uso Racional de Medicamentos. O trabalho de sua autoria foi intitulado como “A informação como estratégia de conscientização para o uso racional de medicamentos em Ipiranga do Sul – RS”.


De acordo com a farmacêutica a ideia surgiu devido à preocupação com a quantidade excessiva de comprimidos que eram distribuídos mensalmente no município, cerca de 80 mil. Também, pelo fato de que existiam muitas queixas e relatos de reações adversas e de descarte incorreto dos medicamentos vencidos.


Com isso foi realizado o trabalho junto aos estudantes do 5° ao 9° ano da Escola Municipal dom João Becker para conscientizá-los e torná-los agentes de informação junto à comunidade. Várias formações e discussões aconteceram prevenindo a automedicação e descarte incorreto. Os estudantes desenvolveram cartazes, jogos de tabuleiro e demais materiais que foram expostos na UBS.


O projeto iniciou em 2018 e em 2020 foi feita uma nova avaliação com 800 pacientes tendo como resultados o aumento da adesão de medicação de forma contínua e, com isso, a diminuição da automedicação e de reações adversas pelo uso de medicamentos, bem como o aumento de 500% de entrega na UBS de medicamentos vencidos para descarte. Também, diminuiu o relato de medicamentos encontrados nas lixeiras ou em terrenos baldios.


De acordo com Alexandra o trabalho foi exitoso. “As pequenas ações podem mudar a realidade e interferir na melhoria da assistência farmacêutica e na qualidade de vida das pessoas. Estamos felizes pois tivemos o reconhecimento de nosso trabalho que foi classificado como melhor trabalho de relato de experiência no âmbito municipal”, comemorou.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page