URI Erechim promove projetos de saúde com impacto na comunidade local
- Andrei Nardi

- 11 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Capacitação sobre leptospirose e conscientização sobre pediculose estão entre as ações realizadas por estudantes de Medicina
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), através do curso de Medicina, vem se destacando pela curricularização da extensão, que visa aliar projetos desenvolvidos no ensino da graduação com a prática comunitária.
Entre os projetos recentes, destacam-se a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) sobre leptospirose e a conscientização sobre pediculose por meio de uma atividade lúdica educativa em escolas públicas. Os projetos foram elaborados por estudantes do terceiro semestre com o objetivo de divulgar informações de saúde para grupos específicos do município, contribuindo para a saúde pública local.
A leptospirose é uma doença zoonótica transmitida pela bactéria Leptospira, presente em águas e áreas contaminadas com urina de animais infectados, especialmente ratos. Devido às recentes inundações no Rio Grande do Sul e ao aumento de casos da zoonose, a capacitação dos ACSs torna-se imperativa. A ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde do bairro Progresso, em Erechim, com a presença de 10 ACSs.
A pediculose, doença comum no ambiente escolar devido à fácil disseminação de piolhos em locais de aglomeração, foi abordada em um projeto que combinou ludicidade e educação. Com base no artigo “Jogo educativo ‘caça-piolhos’: prevenindo pediculose ao brincar”, os estudantes realizaram atividades para informar alunos do quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, em Erechim. O jogo “Caça ao Piolho” despertou o interesse dos alunos sobre o tema ao unir brincadeira e informação em saúde.










