top of page

URI e Hospital Santa Terezinha lançam projeto 'Patas Amigas' para pacientes oncológicos

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

Iniciativa utilizará cães como auxílio terapêutico e contará com avaliação de equipes multidisciplinares da universidade e do hospital para garantir o bem-estar dos animais e dos pacientes

Pacientes em tratamento oncológico na Fundação Hospitalar Santa Terezinha passarão a contar com o auxílio terapêutico de cães através do projeto de extensão “Patas Amigas”. A iniciativa, uma parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), teve início na última segunda-feira, 15 de setembro. O projeto ocorrerá mensalmente na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do hospital, com uma avaliação completa tanto da saúde dos animais quanto do impacto emocional nos pacientes.

O projeto é coordenado pelo professor Guilherme Lopes Dornelles e envolve uma equipe multidisciplinar. O curso de Medicina Veterinária é responsável pela avaliação do bem-estar e da saúde dos cães terapeutas, enquanto os cursos de Psicologia e Enfermagem avaliam as condições emocionais dos pacientes.

Benefícios da terapia com animais

A presença dos cães como auxílio terapêutico busca transformar o ambiente hospitalar, tornando-o mais acolhedor. Estudos indicam que a interação com animais pode reduzir a ansiedade e o estresse, promover uma melhor aceitação ao tratamento e estimular a interação entre pacientes, familiares e a equipe médica.

Equipes envolvidas

A equipe da URI é composta pelo coordenador do projeto, professor Guilherme Lopes Dornelles; pela bolsista de extensão do curso de Medicina Veterinária, Manuela de Fátima Caparra Lopes; pela professora do Curso de Enfermagem e tutora dos cães Nina e Fofa, Marciane Kessler; e pelas coordenadoras dos cursos de Medicina Veterinária, Psicologia e Enfermagem, Daniela Oliveira, Fernanda Grendene e Ângela Brustolin, respectivamente.

Pela Fundação Hospitalar Santa Terezinha, participam o diretor administrativo, Márcio Antunes Pires; a médica coordenadora da UNACON, Daniela Cavalli; a enfermeira Neiva Fátima Pesavento; a enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar, Juliane Bortolotto; além das equipes de técnicos de enfermagem, enfermeiras assistenciais, higienização, psicologia, nutrição, escriturários e estagiárias.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page