top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Universidade do RS fecha 12 programas de pós-graduação

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) anunciou o fechamento de 12 Programas de Pós-Graduação (PPG). A decisão começou a circular em grupos de mensagens na quinta-feira (21), e deixou a comunidade acadêmica perplexa. Nesta sexta (22), a universidade confirmou, por meio de nota, que adota medidas para a "desativação de uma parte de seus programas" em razão da crise.


São eles:
  • Arquitetura

  • Biologia

  • Ciências contábeis

  • Ciências Sociais

  • Comunicação

  • Economia

  • Enfermagem

  • Engenharia mecânica

  • Geologia

  • História

  • Linguística aplicada

  • Psicologia

Houve significativa redução do número de matrículas, resultado da crise econômica do país, da redução expressiva de financiamento público para o ensino superior e da pandemia. Para promover o equilíbrio financeiro da instituição e sua preparação para crescer de forma sustentável nos próximos anos, a Unisinos está adotando algumas ações que envolvem o início do processo de desativação de uma parte de seus programas de pós-graduação - informa a nota.

A Unisinos destaca, entretanto, que os alunos dos programas que forem descontinuados não serão prejudicados, e que será garantida aos estudantes a continuidade do curso até a conclusão. Segundo a universidade, serão mantidos outros 14 programas de pós-graduação.


Comunidade acadêmica surpresa

Alunos e professores do cursos receberam a informação com apreensão e surpresa.

Ninguém dos alunos sabia, não foi gradual. Foi [uma decisão] radical, são vários programas descontinuados - desabafa o aluno de doutorado em Comunicação Guilherme Miorando.

Ele conta que acabou de passar pela qualificação, processo que acontece na metade do curso de quatro ano, e já tem bolsa de pesquisa prevista para a Alemanha.

Ao longo desta sexta, foram muitas manifestações sobre o fechamento das formações. A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) destacou que o PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos, do qual Guilherme é aluno, "é um dos três programas nota 6 CAPES e uma referência histórica para a pesquisa em Comunicação no Brasil."


A escritora e acadêmica Rosana Pinheiro Machado se manifestou pelo Twitter: "É devastador o que está acontecendo na Unisinos." Representações de discentes dos cursos estão se organizando para debater o encerramento dos cursos e um ato de "Luto pela ciência" está marcado para a próxima terça-feira no campus de São Leopoldo.Cenário compartilhado

O cenário de redução de investimentos e cortes de recursos na pesquisa e pós-graduação também afeta a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A universidade teve demissões recentes no seu quadro de professores, mas afirma que não haverá fechamento como na Unisinos.


Entre as alternativas buscadas pela universidade está a "intensificação da interdisciplinaridade e transversalidade de seus programas de pós-graduação, ampliando compartilhamento e aproximando áreas afins", informou a PUCRS por meio de nota.


Sobre demissões, a universidade diz que elas são pontuais.

Iniciamos um processo de integração dos pesquisadores buscando maior compartilhamento entre os programas.

Fonte: G1/RS

VEJA TAMBÉM

bottom of page