Formação atende à Lei Lucas e abrange cerca de 500 colaboradores de seis municípios da região
O Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) está realizando uma formação para professores, monitores e funcionários de escolas e creches municipais sobre primeiros socorros e ferimentos que podem ocorrer no ambiente escolar. A capacitação, que iniciou em 04 de maio e segue até 17 de julho, acontece no auditório da instituição e contempla em torno de 500 colaboradores dos municípios de Getúlio Vargas, Erebango, Charrua, Sertão, Estação e Faxinalzinho.
A formação é ministrada pelas coordenadoras dos cursos de Fisioterapia e Técnico em Enfermagem, Patrícia Paula Bazzanello e Andresa Baratto, respectivamente, que apresentam a importância da prevenção de acidentes e do atendimento adequado em caso de emergência.
Segundo Andressa, é imprescindível o conhecimento sobre as noções básicas de primeiros socorros, assim como a consciência preventiva, a fim de eliminar as situações de perigo. “A Lei Lucas exige que as escolas e espaços de recreação infantil tenham discernimento em primeiros socorros, podendo, assim, garantir o atendimento adequado da criança em incidentes que possam ocorrer até a chegada do profissional competente”, destacou.
A formação atende à Lei Lucas (13.722/2018), que obriga os estabelecimentos de educação básica, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a capacitarem professores e funcionários em noções de primeiros socorros. A lei leva esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu sua vida em um passeio da escola após se afogar com um pedaço de salsicha que estava comendo.
Comments