top of page

UFFS abre 30 vagas para mestrado e doutorado gratuitos na área ambiental em Erechim

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 9 de out.
  • 2 min de leitura

Inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental seguem até 30 de outubro; processo seletivo é online e não exige prova

Em entrevista ao programa Escuta Aqui, da Rádio Sideral, na tarde de quarta-feira, 8 de outubro, foram detalhadas as informações sobre o novo processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPG-CTA) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Erechim. O programa oferece 19 vagas para o mestrado e 11 para o doutorado. As inscrições são gratuitas, online e podem ser feitas até o dia 30 de outubro, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. A seleção é destinada a profissionais de diversas áreas e busca desenvolver pesquisas aplicadas à sustentabilidade.

O programa é dividido em duas áreas de concentração: Conservação de Recursos Naturais e Produção Sustentável de Agroecossistemas. Segundo o coordenador do curso, professor Eduardo Korf, os temas são diversificados e abrangem diferentes formações. "Temos temas desde a parte de resíduos, bioenergia, mudanças climáticas, produção agrícola sustentável, contaminação dos recursos hídricos, até a conservação ambiental da paisagem", explicou Korf.

Um leque de oportunidades para diferentes profissionais

O caráter multidisciplinar do programa permite o ingresso de graduados em diversas áreas do conhecimento. O aluno de doutorado e engenheiro agrônomo, Eluando Tonatto Mariano, destaca essa característica. "A gente tem estudantes do curso de agronomia, da biologia, da engenharia ambiental, da história, do direito, da nutrição, então é um curso interdisciplinar", afirmou.

As pesquisas desenvolvidas têm foco regional, com parcerias estabelecidas com indústrias e instituições como a Embrapa de Concórdia. "Temos parcerias aqui com algumas indústrias da região em que a gente estuda os resíduos ou a produção de bioinsumo", exemplificou o coordenador.

Como funciona a seleção

O processo seletivo é realizado totalmente online e não possui prova. Ele é estruturado em três etapas eliminatórias e classificatórias:

  1. Inscrição com pré-projeto: O candidato deve submeter um pré-projeto de pesquisa de até cinco páginas.

  2. Defesa do pré-projeto: Entrevista online com dois professores para apresentação da proposta de pesquisa.

  3. Avaliação de currículo: Análise do currículo do candidato para classificação final.

A duração do curso de mestrado é de 24 meses, enquanto o doutorado pode ser concluído em até 48 meses.

Bolsas de estudo e flexibilidade

O programa oferece bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da própria universidade. "Os alunos primeiro ingressam no curso e, após ingressar, logo em seguida abrem um edital de bolsas para participar", disse Eduardo Korf.

Eluando Tonatto Mariano ressaltou a flexibilidade para conciliar os estudos com a vida profissional. "O programa tem essa flexibilidade, o doutorado tem essa flexibilidade de estar estudando e estar trabalhando", comentou.

De acordo com o coordenador, a empregabilidade dos egressos é alta. "Estamos com um percentual de quase 100% dos nossos alunos trabalhando diretamente na área e muito bem colocados no mercado", finalizou.

Contato e mais informações

Interessados podem obter mais detalhes sobre o processo seletivo no site uffs.edu.br/ppgcta ou pelo Instagram @ppgcta_uffs. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail sec.ppgcta@uffs.edu.br ou pelo telefone/WhatsApp (54) 3321-7099.

ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page