A partir desta quarta-feira (15), trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro poderão sacar o abono salarial ano-base 2021. O benefício, que varia de um salário mínimo, é destinado a quem está inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e trabalhou formalmente por ao menos 30 dias em 2021, com remuneração média mensal de até dois salários mínimos. O pagamento seguirá até 17 de julho, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
O Banco do Brasil é responsável por liberar o abono para servidores públicos, militares e empregados de estatais inscritos no Pasep. A Caixa Econômica Federal, por sua vez, realiza o pagamento aos trabalhadores da iniciativa privada inscritos no PIS. O dinheiro estará disponível até o dia 28 de dezembro.
Os valores pagos variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021 e devem ser pagos a cerca de 22 milhões de pessoas, totalizando mais de R$ 20 bilhões. A Caixa Econômica Federal informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco, enquanto os demais beneficiários receberão os valores pela Poupança Social Digital.
Além disso, cerca de 400 mil trabalhadores que esqueceram de retirar o abono salarial de 2020 podem pedir o dinheiro ao Ministério do Trabalho a partir de hoje. Os valores ficaram disponíveis até 29 de dezembro do ano passado, mas quem perdeu o prazo tem até cinco anos para retirá-los. O pedido pode ser feito presencialmente, por telefone ou pela internet.
Lembrando que quem perdeu o prazo de sacar o abono salarial de 2020, referente ao ano-base 2019, não tem mais direito ao benefício.
As informações são do Ministério da Economia e foram divulgadas pela Agência Brasil.
Calendário de pagamento do Abono Salarial PIS/Pasep ano-base 2021:
Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:
(Mês de nascimento - Data do pagamento)
Janeiro e fevereiro - 15 de fevereiro
Março e abril - 15 de março
Maio e junho - 17 de abril
Julho e agosto - 15 de maio
Setembro e outubro - 15 de junho
Novembro e dezembro - 17 de julho
Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:
(Final da inscrição - Data do pagamento)
0 - 15 de fevereiro
1 - 15 de março
2 e 3 - 17 de abril
4 e 5 - 15 de maio
6 e 7 - 15 de junho
8 e 9 - 17 de julho
Comments