top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sutraf-AU e entidades do campo pressionam Governo do RS por ações que minimizem os efeitos da seca


Representantes do Sutraf Alto Uruguai e FETRAF-RS estão em Porto Alegre desde a última terça-feira (29), com o objetivo de cobrar o Governo Estadual sobre a efetivação dos anúncios feitos em relação às políticas públicas que minimizam as perdas decorrentes da estiagem.


Os agricultores familiares estão insatisfeitos com a falta de ação do Governo Estadual que, embora tenha realizado anúncios de ações, não efetivou as propostas. Os representantes dos agricultores familiares participaram de uma série de audiências na terça e quarta-feira com deputados, representantes do Executivo, e com representantes da Conab. A comitiva destacou que este é o terceiro ano com estiagem, e o Governo do Estado não está desenvolvendo políticas públicas para minimizar essas perdas, mesmo que os anúncios tenham disso feitos.


O coordenador regional do Sutraf-AU, Alcemir Bagnara, lembrou que a entidade desencadeou uma série de ações desde novembro do ano passado. Algumas ações aconteceram em Erechim e outras em Porto Alegre. O governo de Eduardo Leite chegou a receber os agricultores familiares, e se comprometeu com algumas ações, mas até o momento nada se concretizou.


Na terça-feira (29), eles foram novamente recebidos por representantes do Executivo Estadual, e mesmo que inicialmente, tenham recebido como resposta que não seria possível auxilio por ser ano eleitoral, a pressão dos agricultores familiares fez com que o Governo do Estado se comprometesse a anunciar ações ainda nesta semana.


Bagnara também disse que o cenário político no Rio Grande do Sul é bastante conturbado, visto que Eduardo Leite renunciou ao governo há poucos dias e que está acontecendo uma troca em 12 secretarias. Porém, o coordenador regional do Sutraf-AU enfatizou que Governo do Estado está realizando um repasse de aproximadamente R$ 490 milhões ao Governo Federal com o objetivo de fazer rodovias. Isso causou muita indignação nos representantes dos agricultores, já que uma pequena parte destes recursos poderias auxiliar milhares de famílias que produzem alimentos no Rio Grande do Sul.


A entidade deverá se mobilizar nas próximas semanas ações de pressão ao Governo Federal, para que também desenvolva políticas que amenizem os efeitos da estiagem na região.


Recentemente o Sutraf-AU, por meio de suas sedes municipais, realizou um cadastro com todos os agricultores que tiveram perdas devido a estiagem, e que seriam beneficiados diretamente com as políticas de minimização das perdas.


A comitiva estadual esteve em agenda ainda na terça feira com Valdeci de Oliveira presidente da Assembleia que reafirmou compromisso de novamente ir em comitiva a Brasília para cobrar medidas do Governo Federal. Também assumiu compromisso de agendar reunião com o novo governador Ranolfo Vieira Júnior.


A comitiva participou de uma reunião com a Conab visitando diversos gabinetes de deputados estaduais, dentre os deputados que receberam a comitiva estiveram Adolfo Brito, presidente da comissão de Agricultura da Assembleia legislativa, Paparico Bachi, Tiago Duarte, Pedro Pereira, Zilá Breitenbach, Stela Farias, Fernando Maroni, Dirceu Francescon, Jeferson Fernandes, Fabio Ostermann, Luiz Mainardi, Any Ortiz, Gerson Burmann, Elton Weber, Zé Nunes, Vilmar Zanchin, Gilberto Capoani. Ao final toda comitiva esteve em conversa com o deputado Edegar Pretto que além de deputado é pré-candidato a governador do Estado. Além destes deputados, a comitiva deixou sua reivindicação a assessoria dos demais gabinetes de deputados.


Na terça feira, a comitiva esteve ainda em audiência com a secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, que recebeu agricultores e lideranças dos diversos movimentos. Segundo Bagnara, a secretária que está de saída do governo fez algumas ponderações e sinalizações de anúncios e foi cobrada duramente por não ter anunciado nenhuma medida efetiva. As lideranças, ao saberem da agenda da secretária com governador e centro de governo, resolveram permanecer na secretaria até obtiveram uma resposta de medidas. Permaneceram no local até as 22h, saindo de lá somente após compromisso da Secretaria de Agricultura deverá anunciar medidas nesta quinta-feira, dia 31 de março.


Fonte: Imprensa Sutraf-AU

VEJA TAMBÉM

bottom of page