A partir desta segunda-feira (17), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Aqueles que tiveram a isenção no ano passado e não compareceram à prova devem justificar a ausência para participar da próxima edição gratuitamente.
Para realizar a solicitação, os candidatos devem acessar a Página do Participante utilizando o login único da plataforma Gov.br, e realizar o procedimento até o dia 28 de abril. É importante lembrar que o resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado no dia 8 de maio.
Caso o participante tenha esquecido a senha da conta cadastrada no Gov.br, é possível recuperá-la. Para isso, é necessário acessar a página acesso.gov.br, informar o CPF e escolher uma das alternativas disponíveis para gerar uma nova senha.
É importante ficar atento às datas. O período de justificativa de ausência no Enem 2022 e solicitação de isenção da taxa de inscrição é de 17 a 28 de abril. O resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição será divulgado no dia 8 de maio. Já o recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição poderá ser realizado de 8 a 12 de maio. O resultado do recurso será divulgado no dia 19 de maio.
As inscrições para o Enem 2023 serão realizadas de 5 a 16 de junho. As provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro para o Enem regular e nos dias 12 e 13 de dezembro para o Enem PPL. O resultado será divulgado em 16 de janeiro de 2024.
Para solicitar a isenção da taxa, é necessário atender a alguns requisitos. Entre eles, estão: ser aluno matriculado no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas; ser aluno de escolas públicas ou bolsista integral de escolas particulares e comprovar renda mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa; ser pessoa inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e ser participante do Encceja que tenha conseguido a certificação do ensino médio.
コメント