top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sicoob é eleito um dos melhores bancos do Brasil no ranking mundial de 2023

O Sicoob, sistema de cooperativas financeiras, foi classificado como uma das melhores instituições financeiras do Brasil, conquistando a terceira posição no ranking dos “Melhores Bancos do Mundo 2023” da Forbes em parceria com a Statista. A lista, uma das mais respeitadas no mundo corporativo, avaliou 415 instituições e levou em consideração a opinião de 48 mil pessoas de 32 países diferentes, que avaliaram quesitos como atendimento, serviços digitais, assessoria financeira e confiança nas instituições.


Para Marco Aurelio Almada, diretor-presidente do Sicoob, a colocação no ranking é motivo de orgulho para a instituição, que é um agente diferente das instituições bancárias convencionais. Com pilares de atuação focados na sociedade e nos cooperados, o Sicoob tem se destacado na vanguarda da inovação e se mostra preparado para contribuir com a democratização do acesso a produtos e serviços financeiros, transformando, dessa forma, a realidade socioeconômica do país.


O Sicoob é formado por 14 cooperativas centrais, 343 cooperativas singulares e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), tendo ultrapassado a marca de 7 milhões de cooperados em 2022, um recorde para o cooperativismo financeiro. O modelo diferenciado da instituição pratica taxas e juros mais justos e acessíveis do que os demais agentes do Sistema Financeiro Nacional, uma vez que não visa ao ganho financeiro.


Desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, o Sicoob intensificou seus esforços para uma atuação física e digital, com a abertura de agências em todo o Brasil e o investimento em uma estrutura digital que possibilita a resolução de questões financeiras na palma das mãos dos cooperados. Segundo dados do Banco Central, o Sicoob é a maior rede de atendimento físico do país, com 4,3 mil pontos de atendimento e presença em mais de 360 cidades brasileiras.


Recentemente, a instituição financeira divulgou seus dados de “Ganho Social”, um levantamento que compara as taxas, tarifas e outros encargos praticados pela cooperativa em comparação com bancos. A diferença foi de uma economia de R$ 20,9 bilhões para os cooperados, valor já somado ao resultado contábil de R$ 5,5 bilhões, que retorna aos cooperados como donos do negócio.


Para Almada, a escolha do caminho certo, ao lado dos cooperados, tem impulsionado o crescimento sustentável e exponencial nos últimos anos, e o Sicoob tem certeza de que poderá ampliar ainda mais a atuação do cooperativismo financeiro no Brasil com ética, transparência e responsabilidade social.

Divulgação

VEJA TAMBÉM

bottom of page