top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SES gaúcha aguarda o envio de novos lotes de vacina para ampliar segunda dose de reforço da Covid-19

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda não tem previsão de quando poderá autorizar os municípios gaúchos a iniciarem a aplicação do segundo reforço (ou quarta dose) da vacina contra a covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais. A ampliação da faixa etária foi anunciada pela Ministério da Saúde (MS) na manhã desta segunda-feira (20).


Para que o Rio Grande do Sul avance no público é preciso, entretanto, que o MS envie nova remessa de vacinas para o Estado. Uma data ainda não foi anunciada pela pasta.


Atualmente, os municípios gaúchos aplicam o segundo reforço em pessoas com 50 anos ou mais. Em cidades maiores, como Porto Alegre, por exemplo, a quarta dose tem sido oferecida de forma escalonada devido ao número limitado de doses, estando disponível para pessoas com 57 anos ou mais.


A recomendação é de que a imunização seja feita com Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço (ou terceira dose).


Quem começou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá complementar a proteção contra o coronavírus. Aqueles com 18 anos ou mais deverão receber um segundo reforço (equivalente à terceira dose) quatro meses após a dose mais recente. Aqueles com 40 anos ou mais precisam de um terceiro reforço (quarta dose), que deverá ser administrado após o intervalo mínimo de quatro meses desde o segundo. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.


Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz.


Fonte: GZH

VEJA TAMBÉM

bottom of page