top of page

Sertão recebe recursos do Estado para construir açudes e ampliar irrigação

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 30 de mai. de 2023
  • 1 min de leitura

A Prefeitura de Sertão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e com o apoio da EMATER, iniciou a construção de açudes para produtores rurais do município. A ação faz parte do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, do governo estadual, que visa ampliar a irrigação e reduzir os impactos da seca.


O que é o Programa Avançar?


O Programa Avançar é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul que tem como objetivo apoiar a construção de estruturas de reservatórios de água, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas. O programa tem três eixos estratégicos: Irriga + RS, Agricultura Familiar e Cisternas3. O investimento total previsto é de R$ 275,9 milhões.


Como funciona o Programa Avançar?


O Programa Avançar funciona por meio de convênios entre o governo estadual e as prefeituras municipais. Os produtores rurais interessados devem se inscrever nas secretarias municipais de agricultura e apresentar a documentação necessária. Os projetos são avaliados pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e pela EMATER. Os recursos são repassados aos municípios, que ficam responsáveis pela execução das obras.


Como está o Programa Avançar em Sertão?


Em Sertão, o Programa Avançar começou a ser implementado nesta segunda-feira, dia 29 de maio. O primeiro açude está sendo construído na propriedade do senhor Mateus Secco Araújo. Ao todo, serão 12 açudes nesta etapa do programa.

ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page