Sertão promove caminhada que narra história do município com base no livro 'A Maldição do Padre'
- Andrei Nardi
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Evento celebra o Dia Estadual do Patrimônio Cultural no dia 23 de agosto com percurso urbano, contação de histórias e ação social em prol do Hospital São José
Uma caminhada histórico-cultural será realizada em Sertão no sábado, 23 de agosto, para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Organizado pela recém-formalizada Associação de Agroturismo de Sertão, o evento propõe um percurso urbano de 4,5 km com paradas para contação de histórias baseadas no livro "A Maldição do Padre", do autor Camilo Simon. A concentração inicia às 13h na Casa do Artesão, com largada prevista para as 14h.
A iniciativa busca recontar o desenvolvimento do município, com foco em um período de grande prosperidade durante a Segunda Guerra Mundial, quando a cidade chegou a ter 16 mil habitantes. "A gente quer demonstrar um pouquinho de como foi construída a história de Sertão. A gente tem orgulho muito grande na nossa terra", afirmou a representante da Associação de Agroturismo de Sertão, Suelen Fenske, em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, nesta segunda-feira, 18 de agosto.
Roteiro e programação
O ponto de encontro para a caminhada será a Casa do Artesão, na entrada da cidade. A entrega dos kits aos participantes ocorrerá a partir das 13h, seguida por um briefing às 13h45 e a largada às 14h. O trajeto, considerado de nível leve, passará por antigos trilhos de trem, pela antiga estação ferroviária, pela prefeitura e pelo hospital.
O percurso guiado terá quatro paradas para a narração de capítulos e histórias do livro, que tem como personagem central o Padre Ludovico Redin, responsável pela construção do hospital local. Um dos momentos do evento ocorrerá em frente à Igreja Matriz, com a participação especial do Coral São José. O encerramento está previsto para as 16h, com um lanche composto por produtos de agroindústrias locais servido na Casa do Artesão. No local, a associação de protetores de animais Chico de Assis também apresentará seu trabalho e animais disponíveis para adoção.
Inscrições e ação social
As inscrições para a caminhada são limitadas e devem ser feitas até o dia 20 de agosto, através de um formulário online disponível nas redes sociais do grupo (@agroturismosertao). O valor da inscrição é de R$ 30,00, com pagamento via Pix pela chave 017.207.010-40 (Suélen Fenske), e o comprovante deve ser anexado no momento do cadastro.
Além do valor, a organização solicita a doação espontânea de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Hospital São José de Sertão. Os alimentos devem ser entregues no dia do evento, durante a retirada do kit do participante.
