Sertão adere ao Programa Mãe Gaúcha e distribui kits de enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade
- Andrei Nardi
- 6 de jun.
- 1 min de leitura
Iniciativa contempla grávidas a partir da 28ª semana que estejam com o pré-natal em dia e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
O município de Sertão aderiu ao Programa Mãe Gaúcha, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de apoiar gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza. A ação é coordenada localmente pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
O programa contempla grávidas a partir da 28ª semana de gestação, residentes em Sertão, que estejam com o pré-natal em dia e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também é necessário ser beneficiária do Bolsa Família ou estar com cadastro em análise.
As gestantes que atendem aos critérios recebem um kit enxoval com itens básicos para os primeiros dias de vida do bebê. O conjunto inclui bolsa maternidade, cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões, bodies, culotes e meias.
O objetivo da iniciativa é fortalecer o vínculo entre mãe e filho, promovendo mais acolhimento e segurança durante a chegada do bebê.
Para orientações e encaminhamentos, as interessadas devem procurar a Unidade de Assistência Social (CRAS) do município ou entrar em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
