top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de Getúlio Vargas intensifica ações de combate à dengue

Em vídeo, secretária e agentes de endemias alertam a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença

 

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas divulgou nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, um vídeo em que a secretária Graciela Pocenti e os agentes de combate a endemias Patrícia e Fernanda falam sobre a campanha “Getúlio Vargas contra a dengue, todos contra o mosquito”. O objetivo é conscientizar a comunidade getuliense sobre a importância de prevenir a dengue, uma doença grave que pode levar à morte.

No vídeo, a secretária explica que os agentes de endemias realizam visitas diárias nas residências, orientando os moradores sobre os cuidados que devem ter com o seu lote e os seus arredores, como eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarela. Ela também mostra um folder com todas as informações sobre a dengue e como combatê-la.

A agente Patrícia ressalta que o trabalho dos agentes é intensivo, mas que depende da colaboração de todos para evitar a proliferação do mosquito e consequentemente uma epidemia. Ela pede que os moradores mantenham os cuidados e sigam as orientações dos profissionais.

A agente Fernanda lista alguns cuidados básicos que as pessoas devem ter dentro do seu pátio, do seu ambiente e da sua casa, como não deixar água acumulada em pratinhos de flores, caixas d’água, pneus, lixo, brinquedos, piscinas plásticas ou qualquer outro objeto que possa servir de abrigo para as larvas do mosquito. Ela também alerta que as piscinas devem ser tratadas ou esvaziadas periodicamente, pois são um dos principais focos encontrados pelos agentes.

A secretária encerra o vídeo reforçando que a luta contra a dengue é de todos e que é preciso proteger a comunidade, os filhos e a família. Ela pede que os moradores tirem 10 minutos do seu dia para olhar o seu pátio, virar os potinhos, lavar os potes dos animais e deixá-los limpos, sem ovos e larvas do mosquito. Ela também informa que a equipe dos agentes de endemias e de saúde estará intensificando as atividades nos próximos dias e que conta com o apoio da população.

O vídeo está disponível no site da Prefeitura de Getúlio Vargas e nas redes sociais da Secretaria de Saúde. A Secretaria também disponibiliza o telefone (54) 3341-1600 para tirar dúvidas e receber denúncias sobre possíveis focos do mosquito. A dengue é uma doença que pode causar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas na pele, náuseas, vômitos e sangramentos. Em casos graves, pode levar à hemorragia, choque e óbito. A prevenção é a melhor forma de combater a dengue e proteger a saúde de todos.




コメント


VEJA TAMBÉM

bottom of page