A Secretaria da Saúde apresentou nesta segunda-feira (24) o diagnóstico que irá embasar a elaboração do Plano Estadual de Saúde para os próximos quatro anos. A audiência pública, promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, contou com a participação de centenas de gestores, lideranças políticas e militantes sociais, presencial e virtualmente.
Segundo a secretária de Saúde, Arita Bergmann, o plano estadual é um instrumento de planejamento e implantação de ações e políticas públicas que apontará as alternativas e caminhos que serão trilhados de 2024 a 2027. O documento foi construído de forma coletiva, com a participação de pelo menos 175 pessoas, e indica a equidade como o eixo basilar do plano.
O diagnóstico do setor da saúde resultou em um documento com mais de 300 folhas, apresentado pelos técnicos da pasta na audiência. Entre as preocupações expostas pelo diagnóstico estão a cobertura vacinal abaixo das metas, a volta de doenças que estavam sob controle, como sífilis e HIV, e o aumento do número de mortes e internações por suicídio.
O próximo passo será a elaboração de diretrizes, metas e indicadores, seguido pela definição de instrumentos de monitoramento e avaliação. O documento da SES aponta alguns desafios que deverão ser perseguidos no próximo período, como a ampliação da oferta de serviços tanto na atenção primária quanto nos serviços especializados. O plano será analisado na IX Conferência Estadual da Saúde, que acontece de 14 a 17 de maio.
Comentários