top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria da Agricultura e Famurs debatem medidas de enfrentamento a eventos climáticos extremos

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em conjunto com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), promove o 1º Fórum Estiagem em Foco, que ocorre nos dias 10 e 11 de maio no auditório da Famurs. O evento tem como objetivo discutir medidas permanentes de enfrentamento aos eventos climáticos extremos, principalmente a estiagem, na agropecuária gaúcha. A abertura oficial contou com a presença do governador em exercício, Gabriel Souza, que destacou a importância da colaboração entre prefeituras, Estado e governo federal para enfrentar a pior estiagem dos últimos 70 anos no Rio Grande do Sul.


O titular da Seapi, Giovani Feltes, ressaltou a relevância do estreitamento de laços com a Famurs e a importância de ações conjuntas para potencializar os resultados. O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, afirmou que as gestões municipais, junto ao Estado, concordam que o momento é de pensar de forma preventiva para evitar perdas que têm se acumulado nos últimos anos.


O painel “Avançar Agro - Políticas disponíveis pela Seapi” foi apresentado por Feltes, que abordou o projeto “Supera Estiagem”. A iniciativa trata de medidas para mitigar os efeitos da seca no Estado. Ele destacou também a cedência de 89 novas máquinas e que os municípios podem conseguir até 12 açudes cada – atualmente, 449 já se habilitaram.


O evento também contou com a apresentação do zootecnista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paulo Carvalho, que falou sobre as contribuições do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono para minimizar os impactos das mudanças climáticas.


A 30ª edição do Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS vai discutir ainda as políticas públicas e recursos para o setor, formas de minimizar os impactos da seca no Estado, manejo e conservação do solo, reservação de água e políticas de fomento ao pequeno produtor, entre outros temas. O evento pode ser acompanhado ao vivo pelo canal de YouTube da Seapi e pelo da Famurs.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page