top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seapi amplia rede de monitoramento agroclimático no RS

Três novas estações meteorológicas são instaladas em municípios do interior

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul colocou em funcionamento três novas estações meteorológicas na semana passada. Os equipamentos foram instalados nos municípios de Uruguaiana, Alegrete e São Francisco de Assis, como parte do projeto de ampliação da rede de estações automáticas para o monitoramento agroclimático e desenvolvimento de produtos específicos para o setor agropecuário. Com isso, o Estado passa a contar com 58 estações distribuídas em diferentes regiões. As últimas 28 unidades foram adquiridas com recursos do Programa Avançar.

Meta é chegar a 100 estações até 2024

O coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) da Seapi, o meteorologista Flavio Varone, explica que o objetivo é aumentar o número de estações até o fim do ano, instalando entre 25 e 30 novos equipamentos. “No início de 2024, queremos concluir esse trabalho, chegando a 100 estações implementadas”, afirma.

Parceria com o Plano ABC+RS

A partir de setembro, o Simagro-RS vai instalar mais duas unidades em áreas com plantios, em parceria com o Comitê Gestor Estadual do Plano ABC+RS5. Uma delas será em Cacequi, em uma propriedade que atua com o sistema silvipastoril, e a outra será em Ilópolis, em uma área de cultivo de erva-mate. “O objetivo é expandir esse experimento para outras culturas, como a da oliveira, por exemplo”, detalha Varone.

Importância dos dados agroclimáticos

Varone também destaca a importância de ampliar o número de estações pelo Estado, especialmente dentro de propriedades rurais, em áreas de lavouras ou de plantio de algum produto8. “Queremos expandir cada vez mais essa capacidade de colher dados agroclimáticos localizados, pois isso permite ao Simagro gerar índices que contribuem de forma mais efetiva com a melhoria da produção.”

Apoio às escolas técnicas agrícolas

Até outubro, também serão instalados equipamentos em algumas escolas técnicas agrícolas, para servirem de apoio às atividades e aos estudos dos alunos.

Sobre o Simagro-RS

O projeto Simagro-RS visa estabelecer uma relação de proximidade com o setor agropecuário do Rio Grande do Sul. A Seapi fornece a estação meteorológica e o produtor disponibiliza a estrutura para fixação do equipamento e o sinal de internet para envio dos dados coletados. O produtor parceiro acessa os dados da sua propriedade por meio de um aplicativo gratuito. As informações de todas as estações são disponibilizadas na página do Simagro.


댓글


VEJA TAMBÉM

bottom of page