top of page

Saúde de Getúlio Vargas faz apelo por vacinação contra a gripe devido à baixa adesão

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Cobertura vacinal entre idosos, crianças e gestantes está abaixo de 45%, e secretário alerta para o risco de doenças graves e o desperdício de doses

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas está fazendo um apelo à população para que procure as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atualizar a carteira de vacinação contra a gripe (Influenza). A baixa procura pela vacina, especialmente entre os grupos prioritários, preocupa os profissionais de saúde em meio ao aumento de casos de doenças respiratórias neste inverno.

O secretário Elgido Pasa destaca que a imunização é fundamental para evitar o agravamento de quadros respiratórios. “A vacina é para prevenção, é para evitar a doença e, principalmente, para salvar vidas. Estamos enfrentando um momento preocupante, com baixa adesão, especialmente entre os grupos prioritários”, afirmou.

Números preocupam

Dados da equipe de epidemiologia do município mostram que os índices de vacinação estão muito abaixo da meta de 90% a 95% recomendada pelo Ministério da Saúde.

  • Idosos: Apenas 1.737 dos 4.036 idosos do público-alvo foram vacinados (43,4%).

  • Crianças (6 meses a 5 anos): Foram aplicadas 405 de 968 doses previstas (41,87%).

  • Gestantes: Somente 50 das 130 gestantes receberam a vacina (38,46%).

“Esses índices estão muito abaixo do mínimo recomendado. E o mais grave: quem mais precisa, é quem menos procura”, lamentou o secretário.

Vacinas disponíveis e risco de desperdício

Três Unidades Básicas de Saúde estão com vacinação regular: UBS Santo André, UBS Central e UBS Navegantes, que voltou a ter vacinadora nesta segunda-feira, 4 de agosto. Apenas a UBS São José segue sem o serviço, devido à licença maternidade da profissional.

Até o momento, o município aplicou 4.762 doses, mas muitas ainda estão disponíveis e correm o risco de serem descartadas por falta de procura. “É uma vacina cara, é dinheiro público. Se não for usada, vai fora. E, se a doença se agrava, o gasto com internações é ainda maior”, destacou Pasa, que também fez um apelo contra a desinformação. “Não vamos dar ouvidos para fake news. Procurem as fontes oficiais, os profissionais das unidades de saúde. A vacina é segura, é eficaz e salva vidas.”

Cenário estadual reforça urgência

Dados da Secretaria Estadual da Saúde reforçam a necessidade da imunização. Já foram registradas no estado 12.548 hospitalizações por doenças respiratórias, com 1.081 óbitos, dos quais 459 foram por Influenza. “Se essas pessoas tivessem se vacinado, com certeza esse número seria muito menor”, enfatizou o secretário. A população deve procurar a UBS mais próxima com a carteira de vacinação e um documento de identificação.

Saúde de Getúlio Vargas faz apelo por vacinação contra a gripe devido à baixa adesão | Shutterstock
Saúde de Getúlio Vargas faz apelo por vacinação contra a gripe devido à baixa adesão | Shutterstock

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2025. Desenvolvido por Velo XP

bottom of page