top of page

RS terá Natal com temporais isolados e sensação de abafamento

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 22 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Instabilidade climática pode gerar acumulados de até 150 milímetros em pontos específicos do Estado

O início do verão no Rio Grande do Sul será marcado por uma combinação de calor úmido e chuvas volumosas. A previsão meteorológica indica que, entre segunda (22) e quarta-feira (24), diferentes regiões gaúchas enfrentarão instabilidade severa, com volumes que podem ultrapassar a marca dos 100 milímetros (mm) diários. Para o dia 25, a tendência é de aberturas de sol, especialmente na Metade Sul.

Alerta de perigo para tempestades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de nível laranja, sinalizando perigo para tempestades em boa parte do território gaúcho. O alerta, com vigência até as 22h de segunda-feira, destaca o risco de precipitações de até 100 mm por dia, acompanhadas de queda de granizo e rajadas de vento variando entre 60 km/h e 100 km/h.

As áreas sob maior monitoramento incluem o Centro, a Fronteira Oeste, a Campanha, o Noroeste e a Região Metropolitana. O cenário exige atenção para possíveis cortes de energia, queda de árvores e alagamentos em áreas urbanas e rurais.

Distribuição da chuva e volumes previstos

A instabilidade é impulsionada por um sistema de baixa pressão associado a uma frente estacionária. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil estadual, a segunda-feira concentra os maiores riscos. As regiões Oeste, Missões e Central podem registrar até 150 mm em apenas 24 horas. No restante do Estado, os acumulados previstos oscilam entre 30 mm e 75 mm diários.

Na terça-feira (23), o sistema de chuvas fortes deve se deslocar com maior intensidade para o Centro, Litoral e Metade Norte.

Panorama para o feriado e temperaturas

Diferente dos eventos climáticos da semana anterior, o risco principal desta vez reside no volume de chuva em curto intervalo, e não apenas no vento.

Mesmo com a nebulosidade, o ar quente permanece retido devido à alta umidade. As temperaturas máximas devem girar em torno dos 30ºC ao longo de toda a semana. A baixa amplitude térmica fará com que as noites também registrem temperaturas elevadas, mantendo o clima abafado em praticamente todos os municípios.


VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page