top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RS pode ter maior safra de grãos da história, aponta Conab

Produção prevista é de 38,35 milhões de toneladas, com destaque para arroz e soja

 

O Rio Grande do Sul poderá registrar a maior safra de grãos de sua história no ciclo 2024/2025, segundo o primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta terça-feira (15). A produção está estimada em 38,35 milhões de toneladas, 3,3% superior à safra anterior, que foi de 37,1 milhões de toneladas. Esse crescimento é impulsionado pela recuperação na produtividade do arroz e da soja, colocando o estado como o terceiro maior produtor de grãos do Brasil, atrás de Mato Grosso e Paraná.

Arroz e soja impulsionam a produção

A produção de arroz no estado deve crescer 15,3%, alcançando 8,26 milhões de toneladas, com uma área plantada de 988 mil hectares, aumento de 9,7% em relação ao ciclo anterior. O Rio Grande do Sul responde por cerca de 70% da produção nacional de arroz, o que deve contribuir para uma safra recorde do cereal no Brasil, estimada em 12,05 milhões de toneladas.

Na soja, o Rio Grande do Sul, que é o terceiro maior produtor do país, deve alcançar uma produção de 20,34 milhões de toneladas, um aumento de 3,5% em comparação com a safra passada. A área destinada ao cultivo da oleaginosa está estimada em 6,84 milhões de hectares, um crescimento de 1,1%.

Desempenho de outras culturas

Apesar das quedas previstas no milho e no trigo, a produção de outras culturas também chama a atenção. O milho deve ter uma redução de 11,4% na primeira safra, com a produção estimada em 4,3 milhões de toneladas, enquanto a área destinada ao grão deve diminuir 11,7%, totalizando 719,6 mil hectares.

O feijão deve apresentar um crescimento de 6% na produção, com 76 mil toneladas previstas, e de 1,9% na área cultivada, que deve atingir 49,4 mil hectares. O cultivo do feijão cores na primeira safra tem mostrado aumento nas últimas safras gaúchas.

Já o trigo, principal cultura de inverno do estado, deve registrar recuperação na produção, com estimativa de 4,19 milhões de toneladas, enquanto a área plantada será de 1,34 milhão de hectares.

Safra nacional de grãos

Em nível nacional, a Conab prevê uma produção recorde de 322,47 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2024/2025, um aumento de 8,3% em comparação com o ciclo anterior. A área plantada deve crescer 1,9%, totalizando 81,34 milhões de hectares.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page