A Secretaria Estadual da Saúde (SES) não vai ampliar a quinta dose da vacina contra a covid-19 para quem tiver menos de 40 anos no RS. Porém, pessoas entre 18 anos e 39 anos com alguma comorbidade, além de todas as pessoas com 40 anos ou mais, receberão o reforço.
"Por não haver evidências científicas, o RS não vai indicar a terceira dose de reforço (quinta dose) da vacina para a população abaixo dos 40 anos, exceto para as pessoas de 18 anos a 39 anos com comorbidades. Para este público, com comorbidades, há evidências (da eficácia da quinta dose). O público acima dos 40 também receberá", explica Tani Ranieri, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Segundo Tani, 94% dos casos dos internados em hospitais por covid-19 e que evoluíram para óbito eram adultos e todos apresentavam comorbidades. Quase 80% deles eram pessoas com mais de 60 anos de idade.
Conforme a diretora do Cevs, houve um aumento, nas últimas semanas, na procura de doses pela população nas unidades básicas de saúde. As vacinas em estoque servem para atender o repasse semanal aos municípios, assim como doses extras que possam ser necessárias, seguindo o que é recomendado pelo Ministério da Saúde e pelo Estado do RS, destaca Tani.
Mais de 3 milhões de pessoas estão em atraso com o primeiro reforço da vacina no RS (18 anos ou mais). Um pouco mais de 2 milhões de pessoas estão atrasadas com o segundo reforço (considerando pessoas com 40 anos ou mais) e em torno de 650 mil estão atrasadas com a segunda dose do esquema primário. Na soma, são quase 6 milhões de pessoas no Estado atrasadas com alguma dose recomendada de acordo com a sua faixa etária.
Fonte: GZH
コメント