O Rio Grande do Sul não notificou nenhuma morte em razão da Covid-19 neste domingo. Este é o quarto dia consecutivo que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) não informa óbitos, alegando uma "manutenção no sistema do Ministério da Saúde".
O total de vítimas da doença permanece em 39.565 pessoas. Ainda assim, o estado segue notificando casos e apresenta alta na média móvel de novas infecções (veja os números abaixo).
A média móvel de mortes começa a sofrer reflexos dos dias sem notificação. O indicador, que no sábado (4) era de 11 mortes por dia, agora é de sete óbitos diários na última semana. Na comparação com duas semanas atrás, houve uma redução de 18%, o que representa tendência de queda.
Casos
A SES continua informando novos casos. Neste domingo, foram 1.346 infecções notificadas, chegando a 2.458.286 casos conhecidos em toda a pandemia no RS.
Do total de casos conhecidos, há 33.545 pessoas em recuperação, ou seja, com o vírus ativo no organismo. O número equivale a cerca de 1,4% do total de casos conhecidos.
Outras 2.385.039 pessoas são consideradas recuperadas (97%). A taxa de letalidade aparente, que é a proporção de mortes entre casos conhecidos, é de 1,6%.
A média móvel de casos mantém a tendência de alta, com um aumento de 79% em relação a 14 dias atrás. O indicador, que era de 2.401 novos casos por dia há duas semanas, é de 4.296 infecções diárias nesta semana.
Hospitalizações
Nos leitos clínicos, o estado atende 761 pessoas com Covid ou a suspeita da doença. São números semelhantes aos do início de março de 2022, quando o estado recém começava a se recuperar da explosão de casos da variante ômicron. Entre o final de abril e o início de maio, a taxa de pessoas com coronavírus em enfermarias era inferior a 300 pacientes.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Rio Grande do Sul subiu para 74%, com 1.850 pacientes em 2.495 vagas. Entre eles, há 240 pessoas com coronavírus ou a suspeita da doença, representando 13% do total de internados em terapia intensiva.
Todas as regiões atendem pacientes, com e sem Covid, dentro da capacidade nos leitos na rede pública. Somente Pelotas tem superlotação nos leitos privados.
Vacinação
O vacinômetro registra mostra 5.167.551 pessoas, ou seja, 45% da população com o esquema com três doses ou duas, para quem recebeu a primeira da Janssen.
Além disso, outras 206 mil doses adicionais foram aplicadas em pessoas com baixa imunidade e outras 483 mil, como segundo reforço. Desde a semana passada, o estado autoriza a aplicação da quarta dose para pessoas com mais de 60 anos.
Entretanto, 2,79 milhões de pessoas estão com o reforço em atraso, além de 714 mil que sequer completaram o esquema vacinal primário.
Fonte: G1/RS
コメント