top of page

Rota Turística Judaica recebe reconhecimento de interesse federal em comissão do Senado

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 34false54 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)
  • 1 min de leitura

Projeto aprovado na CDR oficializa itinerário de Erebango, Quatro Irmãos e Jacutinga para captar recursos nacionais

A Rota Turística Judaica, roteiro já consolidado nos municípios de Erebango, Quatro Irmãos e Jacutinga, foi reconhecida como de interesse federal pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado. A aprovação do Projeto de Lei nº 4.319/2024 ocorreu nesta terça-feira (9).

A medida institucionaliza o polo turístico em âmbito nacional. Na prática, o reconhecimento federal permite que a gestão dos atrativos receba apoio direto de programas oficiais do governo e facilita a captação de recursos para fomento ao empreendedorismo e inovação no setor.

O texto, de autoria do senador Jorge Seif (PL-SC), segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Contexto e Justificativa

O polo turístico tem suas raízes históricas na imigração de famílias judias que se estabeleceram na região no final do século 19 e início do século 20, fugindo da perseguição e do antissemitismo. O roteiro inclui a visitação a edificações históricas e a oferta de gastronomia típica ligada a essa tradição.

O senador Jorge Seif afirmou que o polo já está consolidado e que no local é possível visitar diversas edificações que guardam a memória dos acontecimentos e usufruir da gastronomia típica do Oriente Médio com componentes judaicos.

A relatora, senadora Augusta Brito (PT-CE), ressaltou que a criação da rota turística é importante para “reconhecer e valorizar a história e a cultura da imigração judaica no Rio Grande do Sul, o que contribui para a diversidade cultural do país”, destacando que a iniciativa promove o crescimento das regiões envolvidas.

ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page