Rios de Getúlio Vargas passarão por vistoria técnica para início do programa Desassorear RS
- Andrei Nardi

- 15 de ago.
- 2 min de leitura
Município foi confirmado na Fase 2 do programa estadual; secretário de Obras participa do anúncio oficial no Palácio Piratini
Getúlio Vargas se prepara para iniciar as ações do Programa Desassorear RS, uma iniciativa do governo do estado para a recuperação de cursos d’água e prevenção de alagamentos. Nesta quinta-feira, 14 de agosto, os secretários municipais Sérgio Lima (Obras) e Grégori Soccol (Meio Ambiente) receberam o engenheiro civil Éverton Bispo Farias, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), que atua como fiscal do programa na região norte.
Durante a visita, foi confirmado que a empresa responsável pelo desassoreamento realizará uma vistoria técnica nas áreas contempladas do município nos próximos dias. Esta etapa é fundamental para o planejamento das intervenções. "Queremos deixar à nossa comunidade um alerta especial: nos próximos dias, poderemos ter visitas de técnicos em nossos rios e áreas ribeirinhas. São profissionais realizando a vistoria necessária para executarmos o trabalho", explicou o secretário Sérgio Lima.
Fase 2 confirmada
A participação de Getúlio Vargas na segunda fase do programa será oficializada nesta sexta-feira, 15 de agosto. O secretário de Obras, Sérgio Lima, estará no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para o ato de anúncio, que acontece às 9h no Salão Alberto Pasqualini. "O município trabalhou intensamente para que isso se concretizasse, visando evitar que enchentes se repitam”, destacou o secretário.
O projeto já possui as licenças ambientais necessárias. A parceria prevê que o estado forneça o maquinário pesado para a retirada de sedimentos, enquanto a prefeitura garantirá o acesso aos locais de intervenção. O material retirado dos rios poderá ser utilizado como adubo ou para contenção em lavouras, mediante autorização dos proprietários e licença ambiental.










