Dia D da campanha busca atingir meta de 90% de imunização dos grupos prioritários
O estado do Rio Grande do Sul alcançou a maior taxa de adesão à campanha de vacinação contra a gripe (influenza) no Brasil, com 17% dos grupos prioritários já imunizados. Para impulsionar ainda mais a cobertura vacinal e atingir a meta de pelo menos 90% ao final da campanha, será realizado o Dia D de vacinação no próximo sábado, 13 de abril.
Segundo dados do Painel Ministério da Saúde, de um público de 7.188 pessoas que podem ser imunizadas contra a Influenza, 1.017 já receberam a vacina. Isso representa 14,12% da população-alvo da Campanha.
Este dia especial de vacinação é destinado a todos os públicos elegíveis, incluindo idosos, crianças a partir dos seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. O Rio Grande do Sul se destaca na campanha iniciada em 25 de março, superando estados como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, e ultrapassando a média nacional de 11%.
Com uma população elegível de mais de 5 milhões de pessoas no estado, aproximadamente 636 mil já receberam a vacina.
A antecipação da campanha de vacinação foi uma resposta ao aumento de casos e óbitos por gripe no estado e no país. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento significativo tanto em casos quanto em óbitos devido à influenza, reforçando a importância da imunização.
Os óbitos registrados em 2024 ocorreram em diversas localidades do estado, com a maioria das vítimas sendo idosos e pessoas com comorbidades. A campanha de vacinação, que começou em 25 de março, se estenderá até 31 de maio, com o objetivo de proteger a população e reduzir o impacto da gripe no sistema de saúde.
Comments