Massa de ar frio e ciclone em alto mar trazem temperaturas baixas e risco de geadas em grande parte do Estado; frio deve persistir até quarta-feira
A segunda semana de agosto será marcada por temperaturas baixas em todo o Rio Grande do Sul, com o frio se intensificando devido à chegada de uma nova massa de ar polar no fim deste domingo (11). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa massa manterá as temperaturas baixas até quarta-feira (14), com o pico de frio e geadas mais intensas previsto para terça-feira (13).
Além da massa de ar polar, a formação de um ciclone em alto mar contribuirá para a queda das temperaturas no Estado. Embora o ciclone esteja distante do continente, ele impulsionará vento frio para grande parte do país, sem trazer chuvas, mas aumentando a nebulosidade nas áreas costeiras do Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo.
O Inmet emitiu um alerta de risco potencial para todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná devido à onda de frio classificada como perigosa pelo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS). O alerta, que prevê temperaturas até 5°C abaixo da média, estará em vigor das 18h deste domingo até as 11h de terça-feira.
Previsão do tempo em Getúlio Vargas:
Segunda-feira (12): Mínima de 4°C e máxima de 10°C
Terça-feira (13): Mínima de 2°C e máxima de 14°C
Quarta-feira (14): Mínima de 5°C e máxima de 20°C
Quinta-feira (15): Mínima de 9°C e máxima de 22°C
Sexta-feira (16): Mínima de 13°C e máxima de 26°C
Todos esses dias estão sem previsão de chuva, e o sol deve predominar na segunda e terça-feira, com pouca ou nenhuma nuvem. Na quarta-feira, o tempo permanecerá estável, e as temperaturas começarão a subir gradativamente, embora a sensação de frio ainda persista. Geadas são esperadas em várias regiões do Estado, incluindo a Campanha, Sul, Serra, e Norte, com condições especiais para geada na terça-feira, afetando quase todo o RS, exceto as áreas do Extremo Leste e faixa litorânea.
Comentários