O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) aceitou a proposta da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) de regionalizar o calendário de semeadura da soja no Rio Grande do Sul. O Estado foi dividido em três regiões, com prazos diferenciados para o plantio.
A Região Sul-Sudeste terá um prazo de 110 dias, de 1º de outubro a 18 de janeiro de 2024. A Região Norte-Nordeste terá 120 dias, de 1º de outubro a 28 de janeiro de 2024. E a Região Campos de altitude terá 100 dias, de 1º de outubro a 8 de janeiro de 2024.
A mudança foi feita para atender às demandas dos produtores rurais, que haviam perdido 40 dias para o plantio em relação à safra anterior. O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, disse que a regionalização foi a melhor solução para conciliar as necessidades dos produtores com as medidas fitossanitárias para o controle da ferrugem asiática.
O diretor do Departamento de Defesa Vegetal (DDV), Ricardo Felicetti, afirmou que a alteração do calendário beneficia não só os produtores rurais como a economia do Estado. “A regionalização minimiza os efeitos da redução do prazo de semeadura na cadeia produtiva”, disse.
Kommentarer