top of page

RGE orienta consumidores sobre como economizar energia com bandeira vermelha

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 12 de ago.
  • 2 min de leitura

Com acionamento do patamar 2 da bandeira tarifária, companhia lista dicas para uso consciente de chuveiro, geladeira e iluminação para reduzir impacto na conta de luz

Com o acionamento da bandeira tarifária vermelha, patamar 2, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores na área de concessão da RGE podem enfrentar um aumento na conta de luz. Diante deste cenário, provocado por fatores climáticos que encarecem a geração de energia, a companhia orienta seus clientes sobre como utilizar a energia de forma mais eficiente para reduzir o consumo e evitar surpresas no orçamento.

Pequenas mudanças de hábito podem gerar uma economia significativa. Segundo Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL, “optar por aparelhos com selo de eficiência A do INMETRO/PROCEL e utilizá-los de maneira adequada, segura e consciente é fundamental para controlar o consumo e os gastos.”

Dicas para combater o desperdício

A RGE listou os principais aparelhos que impactam o consumo residencial e como reduzir seu uso:

  • Chuveiro elétrico: Considerado o principal vilão, pode responder por até 35% do consumo mensal. A orientação é diminuir o tempo de banho e usar a chave na posição "verão" sempre que possível.

  • Geladeira: Representa entre 25% e 30% do valor da conta. Recomenda-se evitar abrir a porta desnecessariamente e não instalar o aparelho perto de fontes de calor, como fogões e fornos.

  • Lâmpadas: O consumo com iluminação varia de 15% a 25%. A sugestão é dar preferência a lâmpadas de LED, que são até 85% mais econômicas que as incandescentes, e aproveitar ao máximo a luz natural.

  • Aquecedores e Ar-condicionado: Podem somar até 15% do consumo. A instalação em local adequado, o uso do temporizador para desligamento automático e manter portas e janelas fechadas durante o uso ajudam a economizar.

Plataforma “Conta Fácil de Entender”

Para auxiliar no controle dos gastos, a RGE disponibiliza a plataforma "Conta Fácil", acessível pelo aplicativo ou site da CPFL. A ferramenta permite ao cliente comparar as variações de consumo entre os meses, detalhando os fatores que influenciam o valor final da fatura.

Sobre a RGE

A RGE é a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e distribui 65% da energia consumida no Rio Grande do Sul, atendendo mais de 3 milhões de clientes em 381 municípios. Sua área de concessão de 189 mil km² abrange polos turísticos, agrícolas, pecuários e industriais, impactando a qualidade de vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia

Com 112 anos de história, a CPFL Energia atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o grupo faz parte da State Grid, maior empresa de energia elétrica do mundo. No Brasil, é a maior distribuidora em volume de energia vendida, atendendo cerca de 10,7 milhões de clientes em 687 municípios em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na geração, possui 4.226 MW de capacidade instalada, com 96% de fontes renováveis, e na transmissão, opera mais de 6.400 km de linhas. O grupo ainda oferece um portfólio de serviços através da CPFL Soluções e possui ações listadas no Novo Mercado da B3, além de ser um dos maiores investidores em cultura e esporte do país por meio do Instituto CPFL.

ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2025. Desenvolvido por Velo XP

bottom of page