Renovação do Open Finance é simplificada e prazos ampliados
- Andrei Nardi

- 27 de out. de 2023
- 1 min de leitura
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma resolução que facilita a renovação do compartilhamento de dados dos clientes pessoas físicas com as instituições financeiras no open finance. A medida, anunciada pelo Banco Central (BC) em nota, vale a partir de novembro de 2023 e permite que os clientes negociem prazos maiores que um ano para autorizar o acesso às suas informações, podendo cancelar a qualquer momento.
O open finance é um sistema que permite que os clientes compartilhem seus dados de forma padronizada com diversos tipos de instituições financeiras. Com isso, eles podem ter acesso a melhores condições de crédito, como juros mais baixos e prazos mais longos, dependendo do seu histórico de relacionamento com o sistema financeiro.
Antes da resolução do CMN, os clientes precisavam renovar o compartilhamento de dados a cada 12 meses, repetindo todo o processo de autorização. Agora, basta que eles acessem o ambiente da instituição que recebeu seus dados (receptora) e confirmem o desejo de renovar o compartilhamento. Segundo o BC, isso trará mais conforto aos clientes.
A resolução do CMN também prevê que as pessoas jurídicas poderão renovar o compartilhamento de dados no open finance a partir de 2024. O BC não informou se essa diferenciação tem relação com a operação padrão dos servidores do órgão, em vigor desde junho.










