top of page

Regiões gaúchas habilitam protocolos específicos de combate à pandemia

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 17 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

Novo Hamburgo, Taquara e Canoas foram as primeiras regiões gaúchas a habilitarem protocolos regionais dentro do prazo de 48 horas após a apresentação do Plano de Prevenção e de Enfrentamento à Pandemia. Até esse domingo (16), cinco regiões tinham apresentado os planos específicos, previstos na gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado desde o dia 11 de agosto, previsto em decreto estadual.


A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam) recebeu também os planos das regiões de Pelotas e Norte-Passo Fundo. Algumas regiões, segundo a Secretaria, ainda estão sob análise ou não tiveram os protocolos habilitados.


Para a elaboração de um protocolo específico, é preciso criar comitês científicos regionais de combate à covid-19. Além disso, é necessária a aprovação por maioria absoluta, ou seja, 2/3 dos prefeitos de cada região covid.


Os municípios que quiserem aderir à cogestão devem informar o conteúdo do plano, os protocolos, os pareceres técnicos e uma planilha comparativa com os protocolos do estado e publicados no site da prefeitura 24 horas antes de entrarem em vigor.


Segundo o governo, o plano regional só será válido se houver medidas de proteção à saúde pública com embasamento científico, com critérios epidemiológicos e sanitários e deve ser assinado por responsável técnico, médico ou profissional da vigilância em saúde, com mais de dois anos de atuação.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page