Registros de ocorrência online já representam quase 40% do total na Polícia Civil do RS
- Andrei Nardi

- 18 de set.
- 2 min de leitura
Plataforma Delegacia Online (DOL) se consolida como canal para cidadãos, com mais de 516 mil boletins emitidos em 2023; serviço foi ampliado com delegacias especializadas
A Delegacia Online (DOL) da Polícia Civil gaúcha se consolidou como uma ferramenta fundamental para o registro de ocorrências, respondendo atualmente por quase 40% de todos os Boletins de Ocorrência (BOs) emitidos no Rio Grande do Sul. Em 2023, do total de quase 1,5 milhão de registros, pouco mais de 516 mil foram efetuados através da plataforma, o que representa 36,2% do total. Os dados de 2025, compilados até o final de julho, mostram que a tendência de crescimento continua, com o percentual de registros online atingindo quase 38%.
A delegada titular da Delegacia Online, Viviane Francisco Pinto, destaca a evolução do serviço, que está em vigor desde 2002. “A DOL, desde a sua instalação, passou por diversos departamentos e divisões dentro da Polícia Civil, até chegar no atual patamar. No início, eram poucos fatos registráveis de forma online, hoje são uma gama enorme de ocorrências. Essa ampliação permitiu que, em 10 anos, o total de casos registrados de forma online passasse de 8% para os quase 40% atuais”, detalha a delegada.
Atualmente, a plataforma permite o registro de dezenas de tipos de ocorrências que não envolvem violência, como perda de documentos, acidentes de trânsito sem lesões, estelionato, abigeato, ameaças e até o pedido de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs). Fatos violentos como homicídio, latrocínio, roubo e furto de veículo, e o desaparecimento de crianças e adolescentes ainda exigem o registro presencial.
Novidades e delegacias especializadas
Desde a pandemia, a plataforma vem sendo aprimorada com a criação de espaços especializados para atender demandas específicas da sociedade. Entre as novidades estão:
Delegacia de Polícia Online da Mulher: Lançada em 2022, passou a permitir, em 2025, a solicitação de Medidas Protetivas de Urgência.
Delegacia de Polícia Online do Agro (Agrodol): Criada em 2023 para atender crimes rurais.
Delegacia de Polícia Online da Diversidade: A mais recente, voltada para crimes de intolerância e preconceito.
Como funciona o registro
Para realizar um Boletim de Ocorrência Online, o cidadão precisa ter CPF e acesso à internet. Em alguns casos, como para solicitar Medidas Protetivas, é necessária uma conta Gov.br para garantir a segurança do usuário. Segundo a delegada Viviane, os casos mais comuns registrados na DOL são ameaças, perdas de documentos, estelionatos e furtos.
“É importante sempre nos avisar, porque numa investigação, a gente precisa que cheguem até nós as informações e elas chegam através dos Boletins de Ocorrência. Então, a ocorrência precisa ser registrada para que possamos agir e quanto mais informações forem acrescidas, melhor”, ressalta a delegada.









