A fim de minimizar o impacto da pandemia de Covid para o ensino público gaúcho, evitar a evasão escolar e fortalecer a permanência do aluno em sala de aula, começa nesta quarta-feira e segue, até 17 de fevereiro, um período de Estudos de Recuperação proposto pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
A iniciativa consiste em uma chance adicional para que alunos, do 3º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), recuperem as aprendizagens necessárias ao ano letivo seguinte, permitindo aprovação caso alcancem a nota necessária.
A medida se destina a alunos que apresentaram resultado inferior à média anual ou que não obtiveram frequência mínima para aprovação (75%) em 2022. A Secretaria esclarece que o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental não fazem parte da estratégia, já que constituem o ciclo de alfabetização – no qual não ocorre reprovação. Os aprovados nos Estudos de Recuperação poderão seguir, normalmente, o calendário letivo de 2023.
Plano
De acordo com a Seduc, para definir esses estudos, as equipes diretivas das escolas se reuniram, entre 27 e 31 de janeiro, com as respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
No fim do ano letivo de 2022, estudantes que não foram aprovados receberam um Plano de Estudos de Recuperação personalizado, com a indicação das aprendizagens que exigiam reforço. Também foram indicados os materiais necessários para esse aprendizado, como livros didáticos, plataformas de leitura e conteúdos da plataforma Google Sala de Aula.
Fonte: Rádio Guaíba
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