Mais de 511 mil contribuintes serão contemplados; prioridade é para idosos, pessoas com deficiência e professores
A Receita Federal paga nesta segunda-feira (30) o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda de 2024. Este lote inclui mais de 511 mil contribuintes, entre eles aqueles com restituições residuais de exercícios anteriores.
Grupos prioritários
Conforme critérios legais, têm prioridade na restituição idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental, portadores de moléstias graves e professores cuja principal fonte de renda seja o magistério. Além desses grupos, cerca de 201 mil contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida também foram incluídos como prioritários. Mais de 86,5 mil contribuintes do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes em maio tiveram suas restituições antecipadas devido ao estado de calamidade pública.
Como é feito o pagamento
A restituição é creditada diretamente na conta bancária indicada na declaração ou via chave Pix (CPF). Caso o pagamento não seja concretizado, por exemplo, se a conta foi desativada, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte poderá solicitar o reagendamento do crédito pelo Portal BB (bb.com.br) ou pela Central de Relacionamento BB, ligando para 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).
Consulta e prazos
O quinto lote de restituição já está disponível para consulta no site da Receita Federal e no aplicativo Meu Imposto de Renda. Se o crédito não for realizado, é possível buscar alternativas para resgatar o valor. O total pago neste lote supera R$ 1 bilhão.
Kommentit