Realizada a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS e na construção coletiva de políticas públicas
- Andrei Nardi
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Evento reuniu comunidade, gestores e profissionais para debater
avanços, desafios e o futuro da Assistência Social no município
O Centro de Convivência do Idoso – Natalício José Botolli foi sede, nesta terça-feira, 22 de julho, da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Getúlio Vargas. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o evento celebrou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e mobilizou representantes da comunidade, do poder público e das entidades locais em um dia de escuta, reflexão e proposições para o fortalecimento das políticas públicas no setor.
A abertura oficial contou com a presença do secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa; da secretária Adjunta, Luana Vendruscolo; da Diretora da Assistência Social, Rita de Cássia Pessoa da Silva; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Neli Inês Soligo Todero. Prestigiou o evento a primeira-dama do município Margarete Prezzotto, “Celebrar os 20 anos do SUAS é reafirmar nosso compromisso com uma assistência social pública, gratuita, de qualidade e acessível a todos que dela necessitam”, destacou o secretário Elgido Pasa.
PALESTRA E DEBATE COLETIVO MARCARAM A PROGRAMAÇÃO DA MANHÃ
Durante a manhã, as palestrantes convidadas — a psicóloga Aline Bonez e a assistente social Tatiane Laís Uecker — conduziram a conferência central abordando o tema nacional: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Segundo as profissionais, o momento foi dedicado à avaliação da implementação do SUAS no município, à identificação de pontos a serem aprimorados e à elaboração de propostas que contribuam com o próximo plano decenal de assistência social.
“Elaborar estratégias para os próximos dez anos exige compreender onde estamos e onde queremos chegar. O objetivo é reforçar a política de assistência como um direito, afastando retrocessos e o retorno ao assistencialismo fragmentado”, enfatizou Tatiane Uecker. “Esperamos que as propostas construídas aqui fortaleçam a proteção social e enfrentem os desafios de financiamento que impactam diretamente os serviços oferecidos à população”, acrescentou Aline Bonez.
O evento também contou com apresentações culturas da Orquestra Sinfônica Getuliense. E da Banda Marcial da APAE.
TRABALHOS EM GRUPO E ELEIÇÃO DE DELEGADOS
Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos para discussão dos cinco eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social:
Universalização do acesso com equidade e respeito às diversidades;
Aperfeiçoamento do SUAS com inovação e valorização profissional;
Integração de benefícios e serviços com foco na proteção social e segurança de renda;
Gestão democrática com transparência e participação popular;
Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
A partir dos debates, foram elaboradas propostas que serão encaminhadas à etapa estadual da conferência. Também foram eleitos os delegados que representarão Getúlio Vargas no encontro do Conselho Estadual de Assistência Social. Os delegados eleitos foram: representantes da sociedade civil organizada, como usuários da política de assistência social: Titular: Valdineia Maciel e Suplente: Liamara Rodrigues. Representantes do Governo: Trabalhadores da área - Titular: Cláudia Borba e Suplente: Fabíola Aparecida dos Santos.
COMPROMISSO COM O FUTURO
A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social consolidou-se como um espaço democrático de construção coletiva, reafirmando a importância da participação popular no planejamento de políticas públicas. O evento foi aberto à comunidade e gratuito, simbolizando mais um passo no fortalecimento de uma assistência social comprometida com os direitos e a dignidade de todos os cidadãos.