Julgamento envolveu relatos de vítimas e condenações por diversos crimes, incluindo latrocínio e organização criminosa
Após três dias de julgamento na Comarca de Lagoa Vermelha, os réus Rogério da Silva Barcelos, Anderson Maurício de Jesus Ávila e Felipe Arnoldo de Oliveira foram condenados na madrugada de sábado (7) por envolvimento nos assaltos simultâneos às agências do Banco do Brasil e do Banrisul em Ibiraiaras, no Nordeste do Rio Grande do Sul. As penas totalizam quase 100 anos de prisão.
Rogério da Silva Barcelos: 99 anos e quatro meses em regime fechado.
Anderson Maurício de Jesus Ávila: 99 anos e quatro meses em regime fechado.
Felipe Arnoldo de Oliveira: 65 anos e 15 dias em regime fechado.
Os três réus, presos preventivamente desde dezembro de 2018, tiveram suas prisões preventivas mantidas após a sentença, lida pelo juiz Fabiano Zolet Baú por volta das 2h10.
O caso
Os assaltos simultâneos ocorreram em 3 de dezembro de 2018 no Centro de Ibiraiaras. Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), o grupo realizou os crimes com armas de fogo e artefatos explosivos, formando cordões humanos com reféns para evitar a intervenção policial.
Durante os assaltos:
Os criminosos agrediram um gerente do Banco do Brasil, derramando gasolina sobre ele para forçá-lo a abrir o cofre.
Houve subtração de bens de clientes e celulares foram destruídos.
Os criminosos fugiram com cinco reféns no porta-malas de veículos.
Na fuga, houve confronto armado com a polícia, resultando na morte de parte dos assaltantes. Um dos reféns, gerente do Banco do Brasil, foi assassinado durante o transporte.
Crimes julgados
Além do latrocínio, os réus responderam por:
Tentativas de homicídio.
Porte e posse de armas de fogo e explosivos.
Roubo qualificado.
Receptação de veículos e coletes balísticos.
Disparo de arma de fogo.
Dano.
Organização criminosa armada.
O julgamento
Ao longo do júri, que teve início na quarta-feira (4), foram ouvidas 18 vítimas, cinco testemunhas e os três réus. A sentença reflete a gravidade dos crimes, considerados planejados e executados com extrema violência.

Comments