top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rádio é apontado como o meio de comunicação mais confiável entre os gaúchos, revela pesquisa

Estudo mostra que 64,3% da população do Rio Grande do Sul confia no rádio, superando televisão, jornais e internet

 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Reality de Pesquisas (IRP) e divulgada pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) revelou que o rádio é o meio de comunicação mais confiável para os gaúchos. Cerca de 64,3% da população do Rio Grande do Sul considera o rádio como sua principal fonte confiável de informação, à frente da televisão (41,5%), jornais (35,2%) e da internet (15,7%)​.

Rádio é visto como essencial e companheiro diário

Além da confiança nas informações, o rádio também foi considerado essencial para a rotina por 67% dos entrevistados. Outros 77% afirmaram que o meio é um "companheiro constante" no dia a dia, o que destaca a presença do rádio como parte da vida cotidiana, seja no trabalho, em casa ou em momentos de deslocamento​.

Propagandas no rádio são vistas como mais confiáveis

Outro ponto importante destacado pela pesquisa é a percepção sobre as propagandas no rádio. Cerca de 70% dos gaúchos afirmaram que confiam mais nas propagandas veiculadas nas emissoras de rádio do que nos anúncios feitos na internet. A divulgação de produtos e serviços por locutores também foi bem avaliada, com 68% dos entrevistados afirmando confiar nas recomendações feitas pelos apresentadores​.

Além disso, 69% dos entrevistados consideram os locutores de rádio como influenciadores, reforçando a confiança que o público tem na conexão direta que esses profissionais mantêm com os ouvintes​.

Alcance em todas as faixas etárias

A pesquisa revela que o rádio tem uma presença significativa entre todas as faixas etárias no Rio Grande do Sul. Cerca de 88% da população gaúcha com 15 anos ou mais ouve rádio regularmente. O estudo destaca que 12% dos ouvintes são da Geração Z (15 a 24 anos), enquanto 61% estão na faixa dos 25 aos 59 anos, e 26% têm 60 anos ou mais​​.

Rádio nas coberturas de tragédias

Apesar de sua alta confiabilidade, o rádio não foi o principal meio utilizado para acompanhar as notícias sobre as recentes enchentes no estado. Nessa ocasião, a televisão foi a fonte mais acessada, com 74,9% da população usando-a para se informar. No entanto, o rádio ainda foi relevante, com 46,4% da população recorrendo a ele para acompanhar os desdobramentos da tragédia​.

Kommentarer


VEJA TAMBÉM

bottom of page