top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quatro em cada 10 motoristas mortos no trânsito em 2021 no RS estavam alcoolizados, diz Detran

Dados de 2021 mostram que 39,7% dos motoristas mortos no trânsito do Rio Grande do Sul apresentavam teor alcoólico no sangue, segundo o Detran. Assim, é possível afirmar que cerca de quatro a cada 10 condutores estavam alcoolizados.


No ano passado, 281 motoristas bêbados morreram nas estradas do RS. O número é o maior dos quatro anos.O estudo, que compreende os anos de 2018 a 2021, foi divulgado nesta sexta-feira (9). A pesquisa cruza dados dos acidentes com mortes, levantados pela Secretaria da Segurança Pública, com a base de resultados dos testes de alcoolemia feitos pelo Instituto-Geral de Perícia (IGP).


Das 6.377 vítimas de acidentes no período, 3.589 dirigiam carros ou motos. Do número de condutores, 2.603 apresentaram resultado conclusivo (positivo ou negativo) dos testes de alcoolemia. Desses, 1.001 estavam alcoolizados.

Com quem, como e quando ocorreram os acidentes?

Entre os motoristas de veículos de quatro rodas mortos nas estradas, 44% estavam bêbados. Já entre os motociclistas, a taxa é menor, de 31%.


Quase 70% das capotagens ocorridas em 2021 envolveram motoristas bêbados. Já 65% dos choques contra objetos fixos foram protagonizados por condutores sob influência de álcool.


Pouco mais da metade dos acidentes registrados nos finais de semana envolveram condutores alcoolizados. Nos dias de semana, o índice cai para 22%.


A madrugada é o turno do dia com maior número de ocorrências envolvendo motoristas bêbados, com dois em cada três acidentes. A noite vem na sequência, com metade das ocorrências protagonizadas por motoristas com álcool no sangue. Nos turnos da manhã e tarde, o índice fica na casa de 20%.

Fonte: G1/RS

VEJA TAMBÉM

bottom of page