A conclusão dos jogos de domingo (7) aumentou a diferença do primeiro time fora da zona de rebaixamento para o Grêmio. Agora são nove pontos abaixo do Santos, que tem um jogo a mais. Até o final do Brasileirão, o Tricolor atua munido de calculadora. E busca, em seu planejamento, 44 pontos para escapar da Série B.
Se atingir tal marca, o time de Porto Alegre acredita que conseguirá evitar a queda. O problema é chegar até lá. Faltando nove jogos para encerrar sua participação no campeonato, é necessário vencer seis jogos, agregando, assim, 18 pontos aos 26 que já possui. São 27 pontos em disputa.
"Pode não ser seis vitórias, pode ter algum empate", disse Denis Abrahão, vice de futebol gremista antes do clássico Gre-Nal do último sábado (6). "Mas 44 é um número bonito", concordou.
De fato, atingir a meta de pontos não requer necessariamente seis vitórias. Para fazer 18 pontos em nove jogos, o Grêmio pode vencer cinco e empatar três. Mas nenhuma conta irá bater com menos vitórias do que isso.
Em aproveitamento, a conta gremista prevê 66,6%. Seria pular do penúltimo lugar para um aproveitamento de vice-líder.
A dificuldade fica ainda maior observando exatamente o que o Tricolor tem feito. São oito derrotas nos últimos dez jogos. Aproveitamento recente de míseros 13%. Em 29 jogos, o Grêmio venceu sete até o momento. Precisaria quase dobrar o número de triunfos para atingir a meta.
Vindo de uma derrota em clássico, o plano ainda é recuperar o psicológico do grupo. Naturalmente abalado, o elenco também não terá tempo para descansar. O próximo compromisso já é na terça-feira (9), contra o Fluminense. Dependendo do que ocorrer em campo, a Série B pode ficar ainda mais próxima.
Fonte: UOL Esporte
Comments