top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Proposta de reajuste de 9,45% no piso do magistério é apresentada pelo Governador Eduardo Leite

O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentou ao Cpers Sindicato, na tarde desta terça-feira (14/2), uma proposta de reajuste de 9,45% no piso do magistério. A proposta incide sobre todos os níveis de carreira dos professores ativos e aposentados, com paridade, e tem um impacto financeiro estimado em R$ 430 milhões neste ano. Pela proposta, todos os docentes gaúchos ganharão, no mínimo, o novo piso nacional, de R$ 4.420,55 para 40 horas de trabalho semanais.

Durante a reunião, o governador destacou que a proposta foi elaborada diante de um cenário de incertezas em relação às receitas do Estado, em virtude da queda da arrecadação, mas que o esforço do governo em valorizar a carreira do professor se mantém. "Estamos fazendo um esforço muito grande para valorizar a carreira de professor, porque a educação é a prioridade do governo", explicou Leite.

Além do reajuste, o Governo do Rio Grande do Sul sinalizou ao Cpers que será realizado um concurso público para contratação de professores, com lançamento de edital previsto inicialmente para a primeira quinzena de março. A medida é vista como uma maneira de fortalecer a educação pública do Estado, uma das prioridades do Governo.

Outro ponto acordado entre o Governo e o Cpers foi a condução de estudos sobre os efeitos do piso em relação à parcela de irredutibilidade, buscando garantir a preservação do direito dos professores.

Com essa proposta, o Governador Eduardo Leite espera valorizar a carreira do professor e estimular o desenvolvimento da educação pública do Rio Grande do Sul, um dos principais setores para a construção de um futuro melhor para o Estado.


VEJA TAMBÉM

bottom of page