Uma rota turística-cultural-histórica deverá ser criada em Quatro Irmãos para preservar e destacar a memória da imigração judaica que ocorreu no fim do século XIX e início do século XX. O objetivo é recuperar e ativar equipamentos culturais da região das colônias judaicas de Quatro Irmãos, incluindo memorial, parque ambiental, cemitério e outros.
Na reunião, realizada com a presença do Governador Eduardo Leite, da Secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araújo, e do Secretário Estadual de Turismo, Vilson Covatti, foi discutido o engajamento de várias entidades para o projeto. Além disso, serão incluídas exposições digitais e presenciais (locais e itinerantes) e o tema será incluído nos currículos escolares dos 7 municípios procedentes da Colônia de Quatro Irmãos.
Representantes do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Quatro Irmãos, cineasta Osnei de Lima, diretor do longa metragem sobre o Barão de Hirsch, o Diretor de Turismo do RS Alexandre Romano, Presidente da Sociedade Israelita de Erechim, Hercio Agranionik, e representantes do Sicredi também estiveram presentes na reunião. Em breve, serão divulgadas novidades sobre este projeto histórico e cultural que irá colocar Quatro Irmãos, o Barão de Hirsch e a imigração judaica no mapa da história do Brasil.
Comments