Projeto para asfaltar a rodovia entre Erechim e Passo Fundo depende de recursos no orçamento de 2025
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, afirmou em audiência com o senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) que o projeto de pavimentação da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, está na fase final. Segundo Galvão, a parte de engenharia básica já foi concluída, restando apenas os estudos ambientais e suas adequações.
Recursos necessários
Para viabilizar a contratação da obra, o DNIT destaca a necessidade de R$ 80 milhões em emendas no orçamento de 2025 ou a inclusão do projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O senador Heinze, que acompanha o projeto há anos, cobrou comprometimento: "São 50 anos de espera. Perdemos o recurso lá atrás porque não tinha projeto", declarou. Heinze também mencionou que irá mobilizar prefeitos, deputados e empresários para garantir os recursos necessários e acompanhará de perto o andamento das licenças ambientais, que, segundo o diretor, devem ser concluídas em até 12 meses.
Impacto da obra na região
O projeto prevê a pavimentação de 68 quilômetros da BR-153 entre as cidades de Erechim e Passo Fundo, um investimento estimado em R$ 300 milhões. A obra é aguardada para facilitar o escoamento da produção agrícola em uma área de mais de 500 mil hectares no entorno da rodovia, além de reduzir em até 13 quilômetros a distância entre os municípios, desafogando o trânsito na RS-135.
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